Com as atenções voltadas para as eleições de 2026, os bastidores políticos no Nortão de Mato Grosso estão agitados. Deputados estaduais com base na região e aliados locais reagiram com firmeza às movimentações de prefeitos que buscam fortalecer suas candidaturas, especialmente para a Assembleia Legislativa.
O destaque, segundo o RD News, é o prefeito reeleito de Alta Floresta, Chico Gamba (União), que poderia entrar na disputa para a Assembleia ou até formar uma aliança com outros prefeitos da região, incluindo Osmar Mandacaru, de Paranaíta. A possibilidade de uma nova candidatura envolvendo esses prefeitos gerou reações intensas de parlamentares locais.
Os deputados Nininho, Paulo Araújo e Júlio Campos não esconderam o desconforto e cobraram fidelidade do prefeito de Nova Monte Verde, Edmilson Marino, que, segundo rumores, estaria ensaiando a formação de um novo bloco político. Pressionado, Edmilson declarou publicamente que os três deputados têm ajudado seu município e que retribui o apoio político.
Além disso, o deputado Dilmar Dal Bosco questionou o prefeito de Carlinda, Pastor Fernando (União), sobre rumores de uma possível aliança com outros prefeitos da região para não apoiá-lo em sua reeleição. Pastor Fernando negou qualquer acordo e ressaltou a parceria com Dilmar, que foi o primeiro parlamentar a apoiar o município logo após o início de sua gestão, em fevereiro de 2023.
A movimentação de prefeitos e a formação de novos blocos políticos na região do Nortão sinalizam que as eleições de 2026 começarão com um cenário de articulações intensas, com Alta Floresta e Paranaíta, sob a liderança de Chico Gamba e Osmar Mandacaru, se tornando pontos-chave nas disputas eleitorais. Com informações RD News