O prefeito de Alta Floresta, Valdemar Gamba, determinou a instauração de uma sindicância administrativa para investigar possíveis irregularidades na realização de exames médicos no município.
A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 014/2026, publicada no Diário Oficial, e tem como base apontamentos da Comunicação Interna nº 138/GB-JUR/2026 e do Relatório Técnico nº 1118/2024, elaborado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT).
Segundo os documentos, há indícios de inconsistências consideradas graves, incluindo a emissão de guias médicas em duplicidade durante o período de abril a outubro de 2023. Os fatos podem, em tese, configurar infrações ao Estatuto dos Servidores Públicos Municipais e aos princípios da administração pública previstos na Constituição Federal.
Diante disso, foi instaurada a Sindicância nº 001/2026, com prazo de 60 dias para apuração dos fatos. A comissão responsável será composta pelas servidoras Naiara Rossa Morelo, Laila Burli da Costa e Cleide Nalva Soares de França, sob a presidência da primeira indicada.
A comissão terá acesso a documentos, poderá colher depoimentos e reunir provas necessárias para esclarecer as possíveis irregularidades. Ao final dos trabalhos, será elaborado um relatório conclusivo a ser encaminhado ao chefe do Executivo municipal.
A portaria também prevê que os membros da comissão poderão ser dispensados de suas funções habituais quando necessário para o andamento das investigações.





