Pesquisar

Famato marca presença em solenidade de lançamento do CAR Digital

Famato marca presença em solenidade de lançamento do CAR Digital

CAR Digital

Famato marca presença em solenidade de lançamento do CAR Digital

A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (27/03), no Palácio Paiaguás.

Foto: Divulgação

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), representada pelos diretores Ronaldo Vinha (Relações Institucionais) e Robson Marques (Administrativo e Financeiro), participou da solenidade de lançamento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) Digital em Mato Grosso. A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (27/03), no Palácio Paiaguás.

O CAR Digital representa uma significativa evolução no processo de cadastro, agora totalmente automatizado e baseado na tecnologia de imagens de satélites. Essa inovação promete fornecer mais agilidade ao produtor rural, simplificando o acesso ao cadastro aprovado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

O Decreto n°. 780/2024, que regulamenta o procedimento de análise automatizada do CAR Digital, foi assinado pelo governador Mauro Mendes e pela secretária da de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, sinalizando o comprometimento do estado com a implementação efetiva do sistema.

De acordo com a SEMA, em todos os 142 municípios mato-grossenses, 121.240 cadastros são elegíveis. A expectativa é que esse número salte de 9.186 mil cadastros aprovados, apenas 16% da área cadastrável em Mato Grosso, para 51.470 mil até março de 2025.

O diretor Ronaldo Vinha ressaltou a importância dessa mudança para os produtores rurais do estado: “O CAR é uma ferramenta hoje necessária ao produtor e com esse avanço do CAR Digital acreditamos em uma maior agilidade para que isso se concretize. O CAR é de suma importância porque o produtor usa ele em todas as suas negociações”, pontuou.

O superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer; presidentes de Sindicatos Rurais, Ledequias Fernandes (Rondolânda) e Melquiades de Bastiani (Nova Ubiratã); bem como as analistas técnicas, Tânia Arévallo (Meio Ambiente) e Anny Dornelles (Assuntos Fundiários), também estiveram presentes.

Fonte: ASCOM Famato

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br