A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), prendeu um homem de 43 anos e resgatou cinco pássaros, após descobrir um criadouro ilegal de papagaios e periquitos no bairro Porto Velho, em Várzea Grande, na sexta-feira (12).
A ação teve início a partir de uma denúncia anônima, que relatava maus-tratos e comercialização ilegal de aves silvestres. Ao chegar ao endereço, a equipe da Dema foi recebida por uma mulher, que autorizou a entrada dos policiais na residência. Nos fundos do imóvel, os agentes encontraram dois papagaios e três periquitos em um espaço improvisado com tela metálica.
De acordo com a Polícia Civil, o suspeito, genro da moradora, chegou em seguida, assumiu a propriedade dos animais e confessou que os vendia por cerca de R$ 1.400. Além disso, a investigação apontou que ele oferecia maconha às aves.
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e o Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental acompanharam a ocorrência. Os pássaros foram resgatados e encaminhados para os cuidados adequados. O homem foi preso em flagrante e autuado por maus-tratos a animais silvestres e comércio ilegal de espécies da fauna nativa.





