Pesquisar

Peixes mortos são vistos boiando em lago do Parque das Águas em Cuiabá

Peixes mortos são vistos boiando em lago do Parque das Águas em Cuiabá

Peixes mortos são vistos boiando em lago do Parque das Águas em Cuiabá

Vários peixes mortos foram vistos boiando na lagoa do Parque das Águas, nesta terça-feira (3), no Centro Político Administrativo em Cuiabá. Os registros foram feitos por moradores que costumam frequentar a praça, o que chamou atenção. A empresa responsável pela gestão do local informou que estuda medidas para aumentar a oxigenação no lago, com objetivo de diminuir o índice de mortalidade.

O Parque das Águas é aberto ao público, com pista para ciclismo, quadra de vôlei de areia, aparelhos de academia ao ar livre, locais para refeições, além de abrigar alguns animais como capivaras, jacarés, e vários peixes.

A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpur) disse, em nota, que a situação está sendo monitorada constantemente e não há nenhum indício de risco à vida das espécies que habitam no local.

Destacou ainda que está em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para estudar maneiras de aumentar a oxigenação da água neste período do ano. Segundo especialista em peixes, Luiz Felipe, há um equívoco em atribuir essa época do ano com a baixa oxigenação na água.

“Existem vários fatores que podem causar a mortalidade de peixes e isso teria que ter uma análise mais detalhada, mas houve um equívoco quando se fala que essa época do ano diminui a oxigenação da água. Apesar de o calor fazer com que os peixes consumam mais oxigênio, a chuva auxilia na oxigenação da água. Teria que fazer uma análise de qualidade de água, ou avaliar se o lago está coberto por matéria orgânica”, explicou.

Em nota, a prefeitura de Cuiabá afirmou que as condições climáticas diminuíram o oxigênio no lago. “A situação trata-se de um fenômeno ambiental natural, assim como o período de desova dos peixes que ocorre anualmente”, disse.

Acompanhe Nativa News - A Noticia digital em Primeira Mão no WhatsAppSeguir o canal

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários