Pesquisar

Eletrobras eleva nível de segurança da barragem da Usina de Colíder para “alerta”

Eletrobras eleva nível de segurança da barragem da Usina de Colíder para “alerta”

Nível de segurança

Eletrobras eleva nível de segurança da barragem da Usina de Colíder para “alerta”

Decisão foi tomada após danos recorrentes nos drenos; operador transitório, Copel, foi orientado a reduzir nível do reservatório para avaliação e plano de ação.

A Eletrobras anunciou, nesta sexta-feira (15), que elevou para “alerta” o nível de segurança da barragem da Usina Hidrelétrica de Colíder, no Mato Grosso, devido a recorrentes danos nos drenos do sistema da usina.

A companhia orientou a Copel, responsável pela operação transitória da hidrelétrica, a adotar medidas imediatas para reduzir o nível do reservatório. Segundo comunicado, a decisão segue recomendação de um painel de especialistas externos, que apontou a necessidade de resguardar a integridade da estrutura, realizar avaliação detalhada do cenário e definir um plano de ação para restabelecer a condição “normal” da barragem.

Localizada no rio Teles Pires, a Usina de Colíder foi adquirida pela Eletrobras em maio deste ano, em operação de troca de ativos com a Copel. Na época, a classificação de segurança estava em “atenção”. O protocolo de monitoramento de barragens prevê quatro níveis: “normal”, “atenção”, “alerta” e o mais crítico, “emergência”.

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários