Durante a sessão da Câmara Municipal de Alta Floresta na terça-feira (25), o vereador Dida Pires (Cidadania) criticou a atuação dos agentes de trânsito na cidade, destacando que multas estão sendo aplicadas sem a devida observância de critérios legais. Segundo o parlamentar, os agentes estão multando motoristas estacionados em locais que sequer possuem placas de sinalização indicando que o estacionamento é proibido, como na Avenida Amazonas, próximo ao supermercado Kinfuku.
Além disso, Dida Pires mencionou que a cidade enfrenta um grande número de multas por falta do uso de cinto de segurança. Para ele, antes de multar, é necessário realizar um trabalho de conscientização da população. “Tudo bem que é lei, mas antes de aplicar as multas, é preciso educar e alertar a comunidade, para que todos saibam da obrigatoriedade do uso do cinto. O que está acontecendo é que as pessoas estão sendo pegas de surpresa”, afirmou o vereador.
Dida também defendeu a criação de uma Secretaria Municipal de Trânsito ou de Mobilidade Urbana, que poderia trabalhar na melhoria do tráfego na cidade e buscar recursos estaduais e federais para investimentos. “Alta Floresta é um município polo, e a cidade precisa de soluções efetivas para o trânsito. Hoje, o setor é vinculado à Infraestrutura, mas uma secretaria específica teria mais condições de agir”, argumentou.
O presidente da Câmara, vereador Francisco Ailton (Republicanos), também se mostrou preocupado com a falta de clareza na aplicação das multas. Segundo ele, um cidadão relatou ter sido multado duas vezes no mesmo dia, uma de manhã e outra à tarde, sem uma explicação clara sobre os critérios de fiscalização. “É uma lei, e ela precisa ser cumprida. Mas antes, precisa haver uma campanha de conscientização”, afirmou Ailton, que também conversou com o diretor de trânsito, Eder Luciano, que prometeu uma campanha educativa sobre o uso do cinto de segurança.
O caso segue gerando debate sobre a necessidade de maior transparência e educação no trânsito de Alta Floresta. Com informações Jornal Mato Grosso do Norte