Pesquisar

Câmara de Alta Floresta aprova projeto adote uma lixeira

Câmara de Alta Floresta aprova projeto adote uma lixeira

Melhoria da limpeza pública

Câmara de Alta Floresta aprova projeto adote uma lixeira

O Projeto de iniciativa do vereador Darli Luciano da Silva, tem como objetivos preservar a limpeza pública

Foto por: Lindomar Leal / Assessoria de Imprensa - CMAF

Os vereadores aprovaram na sessão ordinária de terça-feira (17), por unanimidade, a redação final do Projeto de Lei 046/2023, de iniciativa do vereador Darli Luciano da Silva, que institui no município de Alta Floresta o Projeto Adote uma Lixeira. A aprovação consolidou dispositivos da Emenda nº 028/2023 aprovada pelo Plenário na sessão anterior.

O Projeto Adote uma Lixeira tem como objetivos preservar a limpeza pública, garantir o bom estado de conservação das áreas de lazer e de logradouros públicos, aumentar a quantidade de lixeiras públicas, incentivar a reciclagem e a melhoria da limpeza pública municipal, reduzir as despesas do município com a instalação e a manutenção de lixeiras públicas, estimular a parceria público-privada e conscientizar a população sobre a importância de ter um município limpo.

A lei também prevê que para consecução dos objetivos do projeto o município poderá estabelecer parcerias com empresas privadas, entidades sociais ou pessoas físicas interessadas em financiar a fabricação, instalação e a manutenção de lixeiras públicas.

Neste caso, os parceiros terão direito à publicidade e poderão afixar, em local visível, placa indicativa com seu nome e sua logomarca. Entretanto, não será permitido, propagandas que atentem ao pudor, de cigarros, de bebidas, de partidos políticos, de religiões, de detentores de cargos eletivos ou de candidatos a cargos eletivos.

A lixeiras serão padronizadas em cores e formatos especificados pelo Executivo Municipal, conterão os dizeres “Adote uma Lixeira” e poderão localizar-se defronte ao estabelecimento do parceiro ou em qualquer outro lugar de sua escolha, respeitada a distância mínima de cento e cinquenta metros entre elas. Também será de responsabilidade dos parceiros os custos relativos à instalação e à manutenção das lixeiras.

Já, o recolhimento dos lixos depositados nas lixeiras do projeto Adote uma Lixeira será realizado pelo órgão competente do poder público municipal ou por recicladores devidamente autorizados.

O PL foi encaminhado para o Executivo Municipal e entrará em vigor após sansão.

“Atualmente nossa cidade possui um número bastante pequeno de lixeiras nas vias públicas, muitas delas são inoperantes, pequenas, inadequadas e infelizmente muitas pessoas acabam descartando os lixos nas ruas. Essa inadequação, aliada à falta de conscientização evidente, faz com que o lixo seja muitas vezes jogado no chão e posteriormente são conduzidos pela chuva para bueiros, o que contribui para a ocorrência de enchentes, se torne criadouro de ratos e insetos, além da proliferação de doenças como dengue, Zika Vírus, Chicungunha, entre outras”, ressaltou o vereador.

O vereador Darli Luciano da Silva destacou ainda que o projeto também é uma forma de diminuir os gastos públicos, bem como melhorará a limpeza e a preservação do meio ambiente.

Fonte: Lindomar Leal - Assessoria de Imprensa Câmara Municipal

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br