Seis pessoas, com idades de 16, 22, 38, 57, 61 e 68 anos, foram detidas no sábado (12), em Apiacás, suspeitas de envolvimento com circulação de dinheiro falso no comércio local. A Polícia Militar foi acionada após o proprietário de um supermercado denunciar que funcionários haviam recebido notas falsas de R$ 200 durante o atendimento a clientes.
Segundo o comerciante, as funcionárias relataram que alguns homens entraram no mercado, efetuaram compras e pagaram com as cédulas falsas, deixando o local logo em seguida. Imagens do circuito de segurança ajudaram na identificação das características dos suspeitos.
Durante buscas, os policiais receberam uma informação de que um homem que estava em um bar sabia onde um dos suspeitos morava. Ao ser abordado, o homem contou que trabalha com os demais em um garimpo e que o grupo teria se deslocado para a cidade após um serviço de despescagem. Ele informou ainda que venderam ouro naquele dia sendo 3,1 gramas de sua parte e 3,2 gramas do colega e que, como pagamento, receberam algumas notas de R$ 200, que usaram no comércio.
Na casa de um dos detidos, os policiais encontraram mais seis cédulas de R$ 200, totalizando R$ 1.200 em notas falsas. Outros envolvidos também apresentaram cédulas semelhantes e alegaram que o dinheiro havia sido recebido na negociação do ouro, como parte da renda obtida no garimpo.
Todos os suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, onde o caso foi registrado como estelionato. A Polícia segue investigando a origem das notas falsas e possíveis ramificações do caso no município.





