A primeira edição da Operação Lei Seca de 2026 foi realizada na noite desta sexta-feira (16), em Alta Floresta, com foco na fiscalização de condutores e no combate à condução sob efeito de álcool. A ação ocorreu a partir das 21h, na Avenida Ariosto da Riva.
A operação contou com a atuação integrada da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, 20ª Ciretran, Secretaria Municipal de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e Politec, totalizando 58 agentes envolvidos na fiscalização.
Durante a ação, 70 veículos foram fiscalizados e 75 testes de alcoolemia foram realizados. Ao todo, foram lavrados 52 autos de infração de trânsito. As principais irregularidades identificadas foram a condução de veículo sob efeito de álcool, com 13 autuações, além de 11 casos de motoristas sem Carteira Nacional de Habilitação, sete veículos sem registro ou licenciamento e outras infrações diversas.
A Operação Lei Seca resultou ainda em quatro prisões, sendo três por embriaguez ao volante, conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, e uma com base em auto de constatação. Não houve registros de termos circunstanciados.
Ao todo, 18 veículos foram removidos, sendo três carros e 15 motocicletas. Segundo os órgãos de segurança, as fiscalizações fazem parte de um conjunto de ações contínuas voltadas à redução de acidentes, preservação de vidas e fortalecimento da segurança viária no município.





