Pesquisar

Investigação por compra de votos pode tirar um deputado do PSB

Investigação por compra de votos pode tirar um deputado do PSB

Investigação por compra de votos pode tirar um deputado do PSB

A operação da Polícia Federal deflagrada nesta sexta-feira (4) contra a primeira-dama de Rondonópolis, Neuma de Moraes (PSB), poderá afetar na quantidade de eleitos pelo PSB de Mato Grosso na Assembleia Legislativa (ALMT). Isso porque o primeiro suplente da bancada eleita, o vereador Roniclei Dos Santos Magnani (PSB), também investigado, poderá ter o seu registro de candidatura cassado e consequentemente os seus 20.928 votos anulados.  

Neuma e Magnani são investigados por compra de votos e captação ilegal de recursos financeiros para campanha eleitoral. A investigação se iniciou após a prisão de um homem no primeiro turno das eleições deste ano. Ele foi pego com R$ 11.300,00, além de material de campanha dos dois candidatos, lista de eleitores que supostamente venderam o voto, além de outros elementos.   

Acompanhe Nativa News - A Noticia digital em Primeira Mão no WhatsAppSeguir o canal

Caso se comprove os crimes eleitorais, o Ministério Público Eleitoral (MPE) poderá oferecer uma  Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra os dois, solicitando a cassação do registro de candidatura pelos crimes cometidos.   Caso a ação seja aceita e julgada procedente, os votos de Neuma e Roni Magnani seriam anulados, fazendo com que o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) retotalize os votos. Porém, a proposta tem que ocorrer antes da diplomação dos eleitos, que ocorrerá em 19 de dezembro.  

Com isso, a chapa do PSB, que elegeu 4 deputados, perderia uma vaga. Os deputados eleitos da sigla foram Max Russi (PSB), Fábio Tardin (PSB), Beto dois a um (PSB) e Drº Eugenio (PSB).   Após a operação, a primeira-dama emitiu nota negando as irregularidades e se colocando a disposição da Justiça Eleitoral.  

Leia a nota na íntegra:  

“Diante da operação da Justiça Eleitoral em sua casa na manhã desta sexta-feira (04) a assessoria da então candidata Neuma de Moraes, esclarece: Trata-se de uma investigação sobre o processo eleitoral, do primeiro turno das eleições proporcionais de 2022, relacionada a apreensão de material de campanha da então candidata. Esclarecida a situação, Neuma apenas estranha não ter sido convocada a prestar esclarecimentos a justiça antes, e se mostrou surpresa com o fato. A então candidata se mantêm serena e no aguardo, se for o caso, de responder aos questionamentos da Justiça Eleitoral.”

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários