Pesquisar

Garimpo em Aripuanã pode ser reativado com criação de cooperativa

Garimpo em Aripuanã pode ser reativado com criação de cooperativa

Garimpo em Aripuanã pode ser reativado com criação de cooperativa

A criação de uma cooperativa de garimpeiros pode reativar as atividades de extração de ouro que eram realizadas no garimpo de Aripuanã (950 km de Cuiabá). A área foi fechada pela Polícia Federal no início de outubro. 

A promessa de retomada das atividades foi confirmada pela comunicação do prefeito de Aripuanã, Jonas Canarinho (PR) nesta terça-feira (29). Ao HNT/HiperNotícias, o Executivo municipal apontou que, quando concretizada, a cooperativa deverá legalizar a extração de ouro na cidade.

 

“Está sendo composta a mesa diretora da cooperativa, que vai regulamentar a entrada de novos membros. Os garimpeiros que fizerem parte da cooperativa deverão apresentar documentação. Depois de organizada, a cooperativa vai entrar com as medidas necessárias junto da Receita Federal”, disse a comunicação do prefeito.

À reportagem, a assessoria do Executivo municipal acrescentou que, após a criação do garimpo, será encaminhado um pedido à empresa Nexa – que é dona do subsolo do perímetro – para que ceda parte da área para uso da cooperativa.

Apesar da expectativa em torno do empreendimento, ainda não se tem um calendário de composição da cooperativa e nem da retomada das atividades de extração, que representam uma das bases econômicas de Aripuanã.

O garimpo

Fechado na segunda fase da Operação Trype, o garimpo era a fonte de renda para cerca de dois mil garimpeiros – contingente que representa 10% de toda a população do município.

Após seu fechamento, o município de Aripuanã declarou situação de emergência. À época, a prefeitura da cidade apontou que o decreto veio após a situação de calamidade deflagrada com a operação.

“[O fechamento do garimpo] Gerou um problema social, os que vieram de fora, de outras cidades, não têm para onde ir. Agora, tem trabalhadores dormindo até no Parque de Exposições”, pontuou o Executivo municipal.

Outras iniciativas para legalização da área estão em processo, como é o caso da discussão em torno da criação de um projeto de lei que permita aos municípios a regularização de áreas de garimpo. A proposta foi debatida entre o senador Wellington Fagundes (PL), o prefeito de Aripuanã e a Agência Nacional de Mineração (ANM).

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br