Pesquisar

Os benefícios da criação de reservas naturais em áreas privadas é tema de palestra na terça-feira

Os benefícios da criação de reservas naturais em áreas privadas é tema de palestra na terça-feira

Alta Floresta

Os benefícios da criação de reservas naturais em áreas privadas é tema de palestra na terça-feira

O evento acontece nesta terça-feira 31 de outubro no Simenorte

Rafael dos Anjos

O propósito da criação de uma Reserva Particular de Patrimônio Natural – RPPN e seus benefícios para o empreendedorismo rural será tema da palestra “RPPN – Um Modelo de Unidade de Conservação Compatível com as Propriedades Rurais na Amazônia”, a ser ministrada pelo administrador de empresas Laércio Machado de Souza. O evento acontece no dia 31 de outubro no Simenorte, Alta Floresta.

 

Durante a palestra, Laercio fará uma apresentação das vantagens, benefícios, critérios, atividades que podem ser desenvolvidas e incentivos para os produtores rurais. Os participantes saberão como ocorre a tramitação do processo de criação bem como a documentação necessária.

 

Laercio foi consultor da Jataí Capital e Conservação e é especialista em RPPN. Atuou como presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera do Pantanal /UNESCO e lidera a criação da Rede Brasileira de Reservas Naturais. Formou-se em Administração de Empresas pela Universidade Paulista – UNIP.

 

RPPN é a única categoria de Unidade de Conservação (UC) onde a criação se dá por um ato voluntário do proprietário(a) da área natural. São reconhecidas como uma das maiores iniciativas de conservação voluntária de áreas naturais particulares em todo o mundo.

 

Juntas, as mais de 1.700 reservas existentes conservam de forma 100% voluntária mais de 800 mil hectares de áreas naturais no Brasil.

 

Além de conservar belezas cênicas e ambientes históricos, as RPPNs assumem, cada vez mais, objetivos de proteção de recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas científicas, manutenção de equilíbrios climáticos ecológicos, entre vários outros serviços ambientais.

 

O Evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Alta Floresta, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e os parceiros: Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Estado de Meio Ambiente(SEMA), Fundação Ecológica Cristalino (FEC), Instituto Centro de Vida (ICV), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), Instituto Chico Mendes (ICMBio), Instituto Federal de Educação (IFMT), Fundação Servir, Simenorte, Sindicato Rural de Alta Floresta, Fazenda Anacã e Conselho Municipal de Turismo (COMTUR)

Dia: 31/10 – terça-feira
Horário: 14 horas
Local: Simenorte – Av. Uniflor, 120

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br