Pesquisar

Pesquisadores da UFMT levam trabalhos para evento na França

Pesquisadores da UFMT levam trabalhos para evento na França

27ª Conferência Europeia

Pesquisadores da UFMT levam trabalhos para evento na França

Os trabalhos investigam o potencial de extratos da flora amazônica como proteção em processos neurodegenerativos

Alunos são do Laboratório de Metabolismo Mitocondrial

Com pesquisas nas áreas de doenças crônicas, envelhecimento, efeitos de agrotóxicos e mais, pesquisadores do Laboratório de Metabolismo Mitocondrial e Neurotoxicologia, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), participaram da 27ª Conferência Europeia de Pesquisa em Drosophila (EDRC), na França. Os trabalhos investigam o potencial de extratos da flora amazônica como proteção em processos neurodegenerativos, usando como modelo a Drosophila melanogaster, também conhecida como a mosca-da-fruta.

Ao todo foram quatro trabalhos apresentados, três de Iniciação Científica  – Andrielle Adelina Teodoro de Jesus, Maria Eduarda Monteiro Martins dos Santos e Maria Eduarda Silva Soares – , e um de mestrado – Douglas Lisboa Ramalho, vinculado ao PPGQ-UFMT.

De acordo com o coordenador do laboratório, professor Anderson Souza, a oportunidade de participar de um evento internacional permite expandir redes de contato e estimular o intercâmbio de conhecimentos e pesquisadores. “O EDRC é um evento bienal que reúne mais de 800 pesquisadores de diferentes países. No decorrer das palestras atualizamos os nossos conhecimentos a respeito da temática que trabalhamos na UFMT”, afirmou.

O uso de animais modelo é uma possibilidade nas ciências da saúde para testar o efeito de substâncias diversas em organismos vivos, evitando o teste em seres humanos. As moscas-da-fruta são um desses modelos, que têm baixíssimo custo e a possibilidade de observar rapidamente os efeitos, tornando-as indispensáveis para a pesquisa básica.

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários