Pesquisar

Perspectivas é que seja ampliado número de companhias aéreas após reforma do aeroporto

Perspectivas é que seja ampliado número de companhias aéreas após reforma do aeroporto

Alta Floresta

Perspectivas é que seja ampliado número de companhias aéreas após reforma do aeroporto

Hoje, somente a Azul Linhas Aéreas faz a rota para Alta Floresta e população reclama de alto preço das passagens

Foto: Jornal Mato Grosso do Norte

Com a reforma e ampliação do aeroporto de Alta Floresta [Piloto Osvaldo Marques Dias] tem-se a perspectiva, por parte da população, que seja ampliado o número de companhias aéreas na rota para o município, quebrando o monopólio predominado há anos pela Azul Linhas Aéreas, única companhia que opera no município.

O aeroporto é administrado pela Centro-Oeste Airports (COA), que apesar de não definir datas, esclarece que as obras que estão sendo realizadas, seguem dentro do cronograma e devem ser entregues até no final de 2024. Usuários do transporte aéreo em Alta Floresta, reclamam dos preços das passagens, praticados pela Azul.

E um grande número de pessoas, moradoras das cidades da região, a exemplo de Paranaíta, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Apiacás e até mesmo de Alta Floresta, optam por embarcar em Sinop, por encontrar preços mais atrativos. O aeroporto Presidente João Batista Figueiredo, em Sinop, é atendido pelas principais companhias aéreas que operaram no Brasil, como Latam, Gol e Azul.

Esta concorrência favorece o usuário com valores mais acessíveis, apesar da distância entre as duas cidades que é de 320 quilômetros. Feitas as contas do valor da passagem, conclui-se que, mesmo tendo que se deslocar de carro e apesar do gasto com combustível, ainda é compensatório fazer o embarque em Sinop. Entretanto, a expectativa da população é se este cenário mudará quando o novo aeroporto de Alta Floresta começar a operar após a reforma.

O terminal terá sua capacidade operacional ampliada. Passará a ter mais de 2.300 m², com áreas de segurança de final de pista, implantação de PAPI [Indicador de Precisão da Trajetória de Aproximação] e ampliação do pátio de aeronaves.

O secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Alta Floresta, Elói Luiz de Almeida, disse à Mato Grosso do Norte, que está trabalhando para tentar viabilizar a vinda de mais companhias aéreas para fazer a rota para o município.

Segundo ele, uma reunião já foi realizada com a COA, mas seus diretores afirmaram que isto não depende da administradora do aeroporto. A orientação foi que a cobrança fosse encaminhada para a SEDEC [Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico]. “Fizemos um levantamento do potencial do município, cidade polo da região, que tem uma grande demanda de passageiros. E encaminhamos para a SEDEC.

O Secretário César Miranda já nos respondeu que encaminhou o documento para todas as empresas aéreas como Azul, VoePass [antiga Passaredo], Latam e Gol, mostrando a viabilidade econômica de ampliar a quantidade de voos em Alta Floresta. Estamos aguardando”, disse Elói.

O secretário observa que também enviou as informações para as companhias. E observa que entende que a cidade está perdendo por não conseguir atender integralmente os usuários das cidades circunvizinhas, mas que a prefeitura, principalmente através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está trabalhando para mudar esta realidade. Para ele, com os investimentos que o governo estadual está fazendo na logística regional, Alta Floresta estará inserida na rota do desenvolvimento.

E a ampliação do aeroporto está acontecendo num momento economicamente adequado, que ao concretizar-se, favorecerá ambiguamente a cidade, sobretudo no setor de serviços. “Alta Floresta é um polo regional e temos um grande potencial de passageiros. Com o novo aeroporto que em breve será entregue, não há justificativa para a rota aérea do município não ser ampliada para mais empresas. Vejo isso como uma prioridade. A minha posição é que temos que trabalhar para que outras companhias venham para o município porquê será um enorme passo no processo de crescimento na economia local, com reflexo direto na cadeia do Turismo”, analisa o secretário Elói.

Fonte: Jornal Mato Grosso do Norte

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br