Mato Grosso entrou em alerta vermelho devido à quarta onda de calor, acompanhada de altas temperaturas e baixa Umidade Relativa do Ar (URA). De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) à quarta onda se estende até as 23h59 da próxima quarta-feira (15).
O Ministério da Saúde também emitiu orientações sobre um potencial risco de emergência em Saúde Pública no Estado. A previsão é de que a temperatura máxima supere os 41ºC em 96 das 141 cidades mato-grossenses.
Segundo as autoridades públicas, há risco à saúde diante da temperatura, que fica 5ºC acima da média por período maior do que cinco dias. Além do Estado, o alerta vermelho atinge Goiás e Mato Grosso do Sul.
O Noroeste de São Paulo também está sob aviso. Em razão da duração da onda de calor, o Ministério da Saúde emitiu orientações sobre um potencial risco de emergência em Saúde Pública em Mato Grosso.
As ondas de calor representam sérios riscos para a saúde humana, incluindo, hipertermia, desidratação, problemas respiratórios e agravamento de condições médicas pré-existentes, informou o órgão.
A hipertermia acontece quando a temperatura central do corpo (que é definida entre 36,6ºC e 37,6ºC) passa por um aumento abrupto, geralmente acima de 40ºC, comprometendo os tecidos e órgãos do corpo.
Para amenizar, a Defesa Civil do Estado recomenda que, nesse período, a população evite exposição ao sol, durante os horários de maior calor, como das 10 horas às 17h, evite a prática de atividades físicas ao ar livre sem a proteção adequada e não deixe crianças ou pessoas idosas sem vigilância em veículos estacionados.
Também é recomendado que a população beba bastante água e consuma alimentos leves, tome banhos frios ou em locais seguros, evitando correntes fortes de água, mantenha os locais frescos e arejados, e garanta que as conexões elétricas do local sejam seguras.
É recomendado, ainda, o uso de umidificadores de ar (também podem ser usadas bacias com água para umidificar os ambientes ou estender toalhas e panos únicos), e roupas leves e soltas.
Já em caso de problemas respiratórios, é recomendado que a população procure um posto médico.
Em caso de incêndios ou emergências médicas, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
O Samu também pode ser acionado pelo 192.