Pesquisar

Mato Grosso registra alta de 21% nos casos de estelionato em meio eletrônico

Mato Grosso registra alta de 21% nos casos de estelionato em meio eletrônico

7° DO RANKING NACIONAL

Mato Grosso registra alta de 21% nos casos de estelionato em meio eletrônico

Polícia Civil de MT recuperou quase R$ 1 milhão de vítimas de golpes na internet no primeiro semestre de 2024

Mato Grosso registrou alta de 21% nos crimes de estelionatos praticados por meio eletrônico em 2023. O número coloca Mato Grosso em sétimo do ranking nacional ficando atrás apenas dos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Pará, Distrito Federal, Espírito Santo e Pernambuco. Os dados são do Anuário de Segurança Pública divulgados nesta quinta-feira (18).

Conforme os dados, em 2022 foram registrados 9.253 casos de estelionato por meio eletrônico no estado. Já em 2023 o número saltou para 11.257, representando o crescimento de 21%. A taxa de estelionatos é de 307,7 por 100 mil habitantes conforme os dados do Anuário.

O crime de estelionato por meio eletrônico ocorre de diversas formas. Um dos mais conhecidos é o que golpitas se passam por um familiar e pedem dinheiro, principalmente, pelo WhatsApp.

Recentemente, a Polícia Civil de Mato Grosso divulgou um balanço de que recuperou quase R$ 1 milhão de vítimas de golpes pela internet apenas no primeiro semestre de 2024. No período, a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), realizou nove prisões entre flagrantes e cumprimento de mandados judiciais, cumpriu oito ordens de busca e apreensão contra criminosos que praticam o delito. 

ESTELIONATO VIRTUAL

É considerada a modalidade de crime de alta recorrência virtual e a criatividade dos golpistas com a finalidade de subtrair valores de vítimas não para. A cada dia surgem novos delitos utilizando o meio da internet.

Entre os golpes com maior número de vítimas estão o golpe do amor, o golpe do intermediador de vendas, golpe do motoboy e golpe por meio do aplicativo de celular WhatsApp.

Fonte: HNT

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br