Pesquisar

Corpo de Bombeiros captura “cobra do bem” camuflada em vaso de planta em Alta Floresta

Corpo de Bombeiros captura “cobra do bem” camuflada em vaso de planta em Alta Floresta

Cobra do bem

Corpo de Bombeiros captura “cobra do bem” camuflada em vaso de planta em Alta Floresta

Famosa por comer jararacas, a muçurana é conhecida como “cobra do bem” e é inofensiva para humanos

Foto: Divulgação 7ª CIBM

A serpente que estava camuflada em um vaso de planta foi capturada, no domingo (22), na Rua SOL 3 _ Bairro Jardim Carmélia, em Alta Floresta. De acordo com a corporação, o vaso de planta estava alocado na garagem da residência.

Assim que o morador viu o animal, já acionou o Corpo de Bombeiros e não mexeu com a cobra. A serpente, uma (Mussurana) popularmente conhecida como cobra presta, não apresentava ferimentos e, após a captura, foi devolvida em uma área de floresta.

O militar da 7ª CIBM utilizou o gancho e o tambor de transporte para fazer a remoção do réptil da residência e posteriormente foi solta no seu Habitate natural.

Clelia clelia (imagem: Wikipedia – https://bit.ly/36hAnqf)

Sobre Mussurana

A Muçurana é conhecida como cobra-preta, ou cobra-do-bem. Distribuída desde a América Central até o sul da Argentina, a espécie Clelia clelia é não peçonhenta, que habita principalmente os biomas de caatinga e cerrado.

De acordo com instituto Butantan, a muçurana,  se alimentam de outras serpentes, inclusive as venenosas. Ela ataca até suas primas mais perigosas, como a jararaca, pois é imune ao seu veneno. Esse “gosto” inusitado, chamado de ofiofagia, foi descoberto pelo médico Vital Brazil, fundador do Instituto Butantan, em 1909. A primeira muçurana estudada por ele (da espécie Clelia clelia) matou e comeu, em um ano, 17 jararacas.

Apesar de seu tamanho assustador, a muçurana não é venenosa e é inofensiva para humanos – não é à toa que ela é conhecida como “cobra do bem”. Ela mede cerca de 1,5 m, mas pode alcançar até 2,5 m na vida adulta. Dependendo da espécie, pode ter hábitos diurnos ou noturnos, e costuma viver em matas e no meio da vegetação rasteira e fechada, perto de rios e lagoas. Outra característica interessante é que ela muda de cor ao longo da vida, indo de rosa claro e laranja quando jovem até azul escuro e preto na fase adulta.

Fonte: Redação - Nativa News

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br