O Conselho Municipal de Turismo de Alta Floresta (COMTUR) decidiu solicitar formalmente sua retirada da Comissão Organizadora do Torneio Municipal de Pesca Esportiva de Alta Floresta. O evento está sendo organizado para ocorrer no Rio Teles Pires, na região do Porto de Areia e do Bisteca. O COMTUR faz parte da Comissão Organizadora constituída para o evento, com dois representantes.
Segundo o Conselho, no entanto, os encaminhamentos, definições e decisões referentes à organização do Torneio não têm passado pela referida Comissão. Diante disso, o COMTUR entende que não seria coerente continuar figurando formalmente como integrante da organização sem que a Comissão participe efetivamente do processo.
O Conselho reforça que é favorável à realização do Torneio Municipal de Pesca Esportiva e reconhece a importância desse tipo de evento para Alta Floresta, tanto pela movimentação econômica quanto pelo potencial de atrair visitantes e gerar visibilidade positiva para o município.
“Queremos deixar muito claro que somos favoráveis ao Torneio de Pesca. A questão não é o evento, mas a responsabilidade de constarmos como organizadores. Se o COMTUR integra uma Comissão Organizadora, entendemos que essa comissão precisa participar das discussões, decisões e encaminhamentos. Não podemos assumir institucionalmente a condição de organizadores de algo que não passou pela Comissão”, explica o presidente do COMTUR, Fernão Prado de Camargo Penteado.
A conselheira Elaine Pereira também destaca a importância da pesca para o turismo local.
“Alta Floresta é polo para pousadas de pesca e um destino já conhecido nesse segmento. Temos, inclusive, várias equipes locais que participam de campeonatos em diversas cidades do Estado. Por isso, considero o Torneio de Pesca um evento muito importante para a região, pois movimenta diversos segmentos de serviços ligados ao turismo. No entanto, a falta de informações e a proximidade de uma possível data acabam dificultando a participação e a colaboração efetiva do COMTUR na organização do evento, que é justamente o objetivo de o Conselho integrar essa comissão.”
O COMTUR ressalta que permanece aberto ao diálogo e à participação em iniciativas que contribuam para o fortalecimento do turismo de Alta Floresta, entendendo que a presença institucional em comissões organizadoras deve estar acompanhada da participação efetiva nas discussões, decisões e encaminhamentos.




