Pesquisar

Avião da FAB chama atenção ao sobrevoar Alta Floresta durante inspeção aérea no aeroporto

Avião da FAB chama atenção ao sobrevoar Alta Floresta durante inspeção aérea no aeroporto

Inspeção aérea

Avião da FAB chama atenção ao sobrevoar Alta Floresta durante inspeção aérea no aeroporto

Aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo realizou manobras circulares para calibrar equipamentos de navegação e garantir mais segurança nas operações aéreas.

Foto: Reprodução - TV Nativa

A presença de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) realizando voos circulares sobre Alta Floresta chamou a atenção de moradores na manhã de terça-feira (26). Vídeos registrados pela população rapidamente repercutiram nas redes sociais, levantando questionamentos sobre as manobras executadas pelo avião de médio porte.

Segundo informações apuradas, a aeronave pertence ao Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), unidade vinculada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), responsável pela verificação, homologação e certificação dos sistemas de navegação aérea em aeroportos de todo o país.

Em entrevista a TV Nativa, filiada da Rede Record o subtenente aposentado da FAB, Nery, explicou que o procedimento realizado em Alta Floresta faz parte de uma operação técnica de rotina para garantir a segurança das operações aéreas. As aeronaves utilizadas pelo GEIV funcionam como verdadeiros laboratórios voadores, equipados para avaliar a precisão dos instrumentos de auxílio à navegação instalados nos aeroportos brasileiros.

Entre os sistemas inspecionados estão equipamentos responsáveis pela orientação das aeronaves durante pousos e decolagens, além de instrumentos de comunicação e aproximação utilizados pelos pilotos.

Durante os trabalhos, a aeronave executa órbitas e trajetórias específicas sobre a cidade e nas proximidades do aeroporto para medir a eficiência e a precisão dos sinais emitidos pelos equipamentos instalados nas cabeceiras da pista.

Ainda conforme Nery, esse tipo de operação ocorre regularmente em aeroportos de todo o Brasil e faz parte de um calendário técnico realizado pelo GEIV, que atende centenas de aeroportos civis e militares no país.

Na ocasião, a administradora do aeroporto de Alta Floresta informou que o voo ocorreu dentro da normalidade e não representou qualquer risco à população. O objetivo da missão foi exclusivamente técnico, voltado à inspeção e calibração dos sistemas de auxílio à navegação aérea, fundamentais para garantir mais segurança aos passageiros e tripulações. Reportagem com informações do jornalista Guilherme Paes, da TV Nativa.

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários