Pesquisar

ANEEL e AGER fiscalizam Usina Hidrelétrica Colíder e acompanham ações de recuperação da barragem

ANEEL e AGER fiscalizam Usina Hidrelétrica Colíder e acompanham ações de recuperação da barragem

Fiscalização presencial

ANEEL e AGER fiscalizam Usina Hidrelétrica Colíder e acompanham ações de recuperação da barragem

Após elevação do nível de segurança para “alerta”, equipes intensificam inspeções e cobram da Eletrobras medidas concretas para restabelecer a condição normal da estrutura.

Nos dias 14 e 15 de outubro, a ANEEL realizou fiscalização presencial nas instalações da UHE Colíder para acompanhamento das ações de recuperação da barragem da usina. A ação foi realizada conjuntamente com a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Mato Grosso – AGER, agência conveniada da ANEEL no estado do Mato Grosso.

A ANEEL está acompanhando com rigor a situação da barragem da Usina Hidrelétrica Colíder, que passou do nível de segurança de “atenção” para “alerta” no dia 14 de agosto. Desde então, foram realizadas 3 inspeções na usina hidrelétrica pelos fiscais da AGER e ANEEL para acompanhamento das ações de diagnóstico e mitigação dos riscos associados a estrutura da barragem.

Além disso, a ANEEL tem realizado acompanhamento semanal das ações em curso junto à Centrais Elétricas Brasileira – ELETROBRAS, atual proprietária da usina, exigindo ações concretas para retomada do nível de segurança para a condição normal, de modo a garantir a segurança das pessoas e das estruturas do ativo

No âmbito do planejamento das fiscalizações do ano de 2025, a usina Colíder já havia sido selecionada para fiscalização presencial no segundo semestre, com o objetivo de avaliar seu desempenho e as condições do nível de segurança de sua barragem, além da verificar a conformidade regulatória dos instrumentos da Política Nacional de Segurança de Barragem (PNSB), instituída pela Lei nº 12.334/2010

A Usina Hidrelétrica Colíder está localizada no rio Teles Pires, no norte de Mato Grosso e foi construída pela Copel entre 2011 e 2019. A operação e manutenção foi realizada pela Copel entre 2019 e maio de 2025, quando foi adquirida pela Eletrobrás.

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários