Pesquisar

Alta Floresta terá semana marcada por pancadas de chuva; dados são impulsionados por tecnologia SpectraX

Alta Floresta terá semana marcada por pancadas de chuva; dados são impulsionados por tecnologia SpectraX

Previsão do Tempo

Alta Floresta terá semana marcada por pancadas de chuva; dados são impulsionados por tecnologia SpectraX

Dados fornecidos pelo trial da SpectraX revelam maior risco de chuva intensa na quarta-feira em Alta Floresta.

Pixaby - JACLOU-DL

A semana começa quente e com muita nebulosidade em Alta Floresta, Colíder e Sinop, segundo dados da SpectraX Business, que apontam um cenário de instabilidade crescente a partir de terça-feira.

O gráfico disponibilizado pela SpectraX indica aumento gradual no volume de chuva até atingir o ponto mais crítico da semana na quarta-feira (19), com 19,2 mm de precipitação o maior acumulado entre 16 e 22 de novembro.

Nos demais dias, o acumulado previsto é o seguinte:

A projeção reforça o cenário de chuvas isoladas, pancadas no período da tarde e possibilidade de trovoadas, especialmente entre terça e quinta-feira.

Previsão detalhada – Alta Floresta

Domingo (16/11)

  • Mín: 24°C — tendência de elevação

  • Máx: 36°C — tendência de elevação

  • Manhã: Muitas nuvens com chance de chuva isolada

  • Tarde/Noite: Pancadas isoladas

  • Umidade: 40% a 100%

  • Ventos: Fracos, variando de S-NE a W-NW

Na segunda-feira (17), o tempo continua abafado, com Mín: 24°C, Máx: 35°C, predominância de céu nublado e pancadas isoladas durante a tarde e noite. A umidade chega a 100% nos períodos mais críticos e cai para cerca de 50% nas horas mais quentes.

A virada ocorre na terça (18) e quarta-feira (19), quando os modelos da SpectraX indicam pancadas mais fortes, trovoadas isoladas e maior volume de chuva. Para Alta Floresta, a terça marca Mín: 24°C, Máx: 35°C, enquanto a quarta deve manter o mesmo padrão térmico, porém com risco elevado de instabilidade. O pico previsto é para quarta, com acumulado estimado em 19,2 mm, o maior da semana.

Na quinta-feira (20), a previsão segue indicando muitas nuvens e pancadas de chuva, com Mín: 23°C, Máx: 35°C e ventos fracos de NW-N. Em cidades vizinhas, como Colíder e Sinop, o comportamento será semelhante, com dias quentes, manhãs parcialmente nubladas e maior probabilidade de chuva entre terça e quinta.

Colíder e Sinop seguem padrão semelhante

Colíder apresenta domingo de sol entre muitas nuvens, sem registro de chuva. A semana, entretanto, também será marcada por pancadas de chuva e trovoadas entre segunda e quinta-feira.

Em Sinop, o comportamento é quase idêntico: domingo estável, mas com aumento da instabilidade já a partir de segunda, quando as pancadas retornam e ganham força ao longo da semana.

Tecnologia a favor da previsão

Os dados utilizados nesta previsão são fruto do SpectraX Business, que emprega sensores ambientais, modelagem atmosférica e inteligência artificial para gerar projeções de curto prazo com maior precisão. A parceria experimental permite ao Nativa News uma leitura mais técnica e detalhada do comportamento climático em cidades do norte de Mato Grosso.

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários