Com foco no combate ao racismo e na valorização da igualdade racial por meio da arte e da cultura, Alta Floresta recebe neste sábado (15), das 13h às 20h, o 1º Festival Praça Ativa, na Praça Cívica. O evento é gratuito e aberto a toda a população, com o objetivo de incentivar o uso dos espaços públicos e fortalecer o diálogo sobre diversidade e inclusão.
A programação reúne mais de 30 artistas e coletivos com apresentações teatrais, declamações de poesia, manifestações de artes visuais, capoeira, música, dança e rodas de conversa. Segundo Aline Veras, proponente e diretora executiva do Festival, o foco das expressões é a cultura hip-hop e as narrativas dos povos negros, em sintonia com o Mês da Consciência Negra.
Em parceria com a Secretaria de Cultura de Alta Floresta, o evento também contará com a participação da Varanda Criativa, trazendo exposição de artesanato e culinária local.
Além da programação artística, o Festival promove uma ação social voltada às mães atendidas pela Central Única das Favelas (CUFA) de Alta Floresta. Durante o evento, o público poderá doar 1 kg de alimento não perecível, que será convertido em cestas básicas distribuídas após o Festival. As doações também podem ser feitas antecipadamente nos pontos de coleta: Secretaria de Cultura (Praça do Avião) e Campus II da Unemat (Perimetral Rogério Silva).
Entre setembro e novembro, o projeto também realizou 10 oficinas artísticas em escolas e instituições do município entre elas o CEEDA e a APAE atendendo mais de 270 alunos com atividades de graffiti, danças urbanas e dança circular. Essas expressões estarão presentes no evento, reforçando o aprendizado e a importância do tema.
O 1º Festival Praça Ativa é financiado pelo Edital de Seleção Pública nº 12/2023 – Viver Cultura – Expressões Artísticas, edição Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL/MT).
A programação completa e os resultados das oficinas podem ser acompanhados no Instagram: @movimentopracaativa.





