Seciteci oferece cursos técnicos de Agricultura e Agroecologia junto ao Ensino Médio em Alta Floresta
O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), vai ofertar, a partir de 2024, cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio. Em Alta Floresta, os estudantes deverão realizar a matrícula na ‘escola parceira’ (Escola Estadual 19 de Maio), mas as aulas serão ministradas na Escola Técnica Estadual de Alta Floresta. O estudante que optar pela modalidade poderá concluir o Ensino Médio já com um diploma técnico em Agricultura ou Agroecologia.
Com a iniciativa, o Estado caminha em direção a tendência nacional de crescimento do Ensino Técnico, buscando atender principalmente o público jovem. Além da possibilidade de se qualificar profissionalmente nos primeiros anos do Ensino Médio, a oferta também assegura maior qualidade de vida e oportunidade de emprego.
Para a definição de todos os cursos técnicos a Secretária-Adjunta de Educação Superior e Profissional realizou um estudo para identificar as “vocações” de cada região de Mato Grosso. Em Alta Floresta, os cursos técnicos oferecidos serão Agricultura (matutino e vespertino) e Agroecologia (matutino e vespertino).
Além de professores especializados nas áreas de formação, os estudantes que optarem pela formação técnica também terão acesso a laboratórios, aulas práticas e visitas técnicas para praticar o conhecimento adquirido em sala de aula. É importante destacar que a nova modalidade é válida apenas para os alunos que estejam concluindo o 9° Ano do Ensino Fundamental em 2023.
Segundo o secretário-adjunto de Educação Profissional e Superior, Dimorvan Alencar Brescancim, a nova modalidade de oferta vai contemplar alunos de diferentes regiões do estado, buscando atender também a demanda de profissionais qualificados em áreas estratégicas.
“Serão mais de 1900 vagas ofertadas em 2024, em 56 cursos técnicos junto com o Ensino Médio e todos em áreas estratégicas para o crescimento de Mato Grosso. Estamos trabalhando para oferecer o melhor ensino para os nossos jovens que desejam essa entrada imediata no mercado de trabalho. Com o apoio do governador Mauro Mendes, vamos entregar para o estado profissionais qualificados para ocuparem as vagas de emprego criadas pela nossa economia”, disse o secretário-adjunto Dimorvan.
Matrículas
A partir da parceria com a Seduc, as Escolas Técnicas Estaduais passam a contar com ‘escolas parceiras’, que em Alta Floresta será a Escola Estadual 19 de Maio. A unidade será responsável por concentrar as requisições de matrícula na nova modalidade de oferta.
Atualmente os matriculados na EE 19 de Maio podem realizar a rematrícula manifestando interesse pela formação integrada com o Ensino Técnico, selecionando a opção “1º ano EPT