Pesquisar

Previstos 680 novos casos de câncer de mama em MT

Previstos 680 novos casos de câncer de mama em MT

Previstos 680 novos casos de câncer de mama em MT

O câncer de mama é hoje um relevante problema de saúde pública. É a neoplasia maligna mais incidente em mulheres na maior parte do mundo. Em Mato Grosso, conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estão previstos 680 novos casos neste ano. A taxa bruta estadual é de 41,32 por 100 mil pessoas. Em Cuiabá, são estimados 220 novos diagnósticos e uma incidência de câncer de mama feminina de 69,3 por 100 mil mulheres.

Para alertar, autoridades públicas ligadas à saúde deram início ao “Outubro Rosa”. Na capital, a Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT), em parceria com o MT Mama, lançou, ontem à noite a campanha no Hospital Estadual Santa Casa. Durante o evento, o secretário da pasta, Gilberto Figueiredo, anunciaria as ações a serem realizadas pela unidade hospitalar.

Na oportunidade, a unidade hospitalar também ganhou a iluminação rosa, que perdurará durante todo o mês de conscientização, já que a cor é símbolo mundial da campanha de prevenção ao câncer de mama. “O objetivo da campanha é sensibilizar e mobilizar as pessoas sobre o câncer de mama proporcionando, dessa forma, maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade da doença”, informou.

Ainda, conforme o Inca, as últimas estatísticas mundiais, preveem 2,1 milhões de casos novos de câncer e 627 mil óbitos pela doença. No Brasil, as estimativas de incidência de câncer de mama para este ano, são de 59.700 novos, o que representa 29,5% dos cânceres em mulheres, excetuando-se o câncer de pele não melanoma. Nas capitais brasileiras, esse número corresponde a 19.920 casos novos a cada ano.

A taxa bruta de incidência estimada foi de 56,33 por 100 mil mulheres para todo o Brasil e 80,33 por 100 mil mulheres nas capitais. Quanto a mortalidade, os dados referentes a 2016, apontam que foram registrados, no Brasil, 16.069 óbitos por câncer de mama em mulheres. A taxa bruta de mortalidade por esse câncer foi de 15,4 óbitos por 100 mil mulheres no país, mas variou entre as regiões geográficas. Em Mato Grosso, foi de 11,5 mortes/100 mil, abaixou da nacional.

Conforme especialistas, o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. “Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor”, informa o Inca.

Existe tratamento para a doença e o Ministério da Saúde (MS) oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, fatores relacionados ao conhecimento da doença e às dificuldades de acesso das mulheres aos métodos diagnósticos e ao tratamento adequado e oportuno resultam na chegada das pacientes em estágios mais avançados do tumor, piorando o prognóstico.

O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Mas, outros fatores que aumentam o risco da doença são, ambientais e comportamentais como sedentarismo, obesidade e sobrepeso após a menopausa, consumo de bebida alcoólica; fatores da história reprodutiva e hormonal; e hereditários. De acordo com as autoridades públicas, o câncer de mama de caráter genético ou hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença.

Ainda, segundo o Inca, “atualmente, o diagnóstico, o tratamento local e o tratamento sistêmico para o câncer de mama estão sendo aprimorados de forma rápida, em razão de um melhor conhecimento da história natural da doença e das características moleculares dos tumores. Nesse cenário, o planejamento de estratégias de controle do câncer de mama por meio da detecção precoce é fundamental. Quanto mais cedo um tumor invasivo é detectado e o tratamento é iniciado, maior a probabilidade de cura”.

Mas, cerca de 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como, praticar atividades física, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcóolicas, amamentar e evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal. Vale lembrar que o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias.

Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Uma das orientações é o autoexame dos seios. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento (exame realizado quando não há sinais nem sintomas suspeitos) seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.

Para orientar, várias ações vêm sendo implementadas para diagnosticar o câncer nos estágios iniciais. Em Cuiabá, por exemplo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará durante todo o mês de outubro a campanha “Bem-me-quer”, com o objetivo de intensificar as atividades voltadas para a saúde da mulher, por meio do “Outubro Rosa”, e aos idosos, em celebração à “Semana do Idoso”. Na programação, diversos atendimentos em saúde inerentes à atenção básica e uma vasta gama de serviços voltados às temáticas por meio do projeto “Qualidade de Vida na Terceira Idade”.

O evento contará com a parceria do projeto “Carreta do Sesc” que oferta os exames preventivos para câncer de mama e de colo de útero, popularmente conhecido como CCO. Os serviços ofertados serão abertos à população em geral e ainda beneficiarão cerca de 120 idosos atendidos pelos Centros de Convivência (CCIs) do município, Maria Ignês, Aidee Pereira, João Guerreiro e Padre Firmo. O lançamento ocorreu ontem (30) à tarde, no Programa de Saúde da Família (PSF) Pedra 90 I e II.

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br