Pesquisar

Noite desta quarta-feira terá Superlua Azul

Noite desta quarta-feira terá Superlua Azul

Lua Azul

Noite desta quarta-feira terá Superlua Azul

Ponto de maior aproximação com a Lua cheia será às 22h35 - no horário de Brasília

© Marcello Casal jr/Agência Brasil

O mês de agosto nos brinda com duas superluas no céu: uma, foi no dia primeiro, e a outra é nesta quarta-feira  dia 30. A segunda Lua Cheia do mês é conhecida como Lua Azul, que é apenas um nome e não tem nada a ver com a cor da Lua em 30 de agosto.

De acordo com a doutora em Astronomia (IAG – USP) e professora Telma Cenira Couto da Silva. Uma Super-Lua ocorre quando a Lua, na fase cheia, está próxima ao perigeu, o local da sua máxima aproximação à Terra, durante a sua órbita elíptica em torno do nosso planeta.

Menor distância

Para que uma Super-Lua ocorra a distância Terra-Lua precisa ser menor que 360 000 km. De acordo com essa definição as duas luas cheias de agosto serão as únicas superluas do ano; a primeira, a uma distância de 357 530 km; e, a segunda, a 357 344 km, será a Lua Cheia mais próxima à Terra em 2023.

Porém, há quem também considere como Super-Lua quando o nosso satélite está a uma distância próxima aos 360 000 km. Por exemplo, a Lua Cheia que brilhou no céu no último 3 de julho e que esteve a uma distância de 361 934 km, e, a de 29 de setembro próximo, que estará a uma distância de 361 552 km. Super-Lua ou não, a Lua Cheia de 29 de setembro também estará muito bela e não custa admirá-la nessa data.

A maior aproximação entre a Terra e a Lua será às 22h35 – no horário de Brasília – quando a Lua estará a  357.181 quilômetros da Terra. Segundo o Observatório Nacional, a distância média até nosso satélite natural é de cerca de 384.400 quilômetros.

 

 

 

Fonte: Redação - Nativa News

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br