O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que está suspenso o recebimento de novas averbações de crédito consignado do banco C6 Bank. A decisão foi tomada após auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU), que identificou pelo menos 320 mil contratos com indícios de cobrança de custos adicionais, como seguros e pacotes de serviços.
Essas cobranças teriam reduzido o valor líquido efetivamente liberado aos beneficiários, prática considerada de elevada gravidade. O INSS reforçou que é proibida a inclusão de encargos extras em operações de crédito consignado, como taxas administrativas, prêmios de seguros ou quaisquer outros custos não previstos. A regra tem como objetivo preservar a margem consignável e proteger a renda dos segurados.
A suspensão seguirá em vigor até que os valores cobrados indevidamente sejam devolvidos, com a devida correção, referentes aos pacotes de serviços descontados dos benefícios administrados pelo INSS.





