A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) repassou R$ 8,9 milhões ao Programa de Cirurgias Eletivas de Paranaíta, entre julho de 2023 e novembro de 2025. O recurso faz parte do Programa Fila Zero na Cirurgia, que visa reduzir o tempo de espera por procedimentos eletivos em Mato Grosso.
O programa beneficia pacientes de seis municípios da região do Alto Tapajós, Paranaíta, Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde realiza cirurgias de baixa complexidade em diferentes especialidades.
De acordo com dados da SES, desde o início da parceria já foram realizadas 1.467 cirurgias oftalmológicas, 892 cirurgias do sistema osteomuscular, 183 do aparelho geniturinário, 133 do aparelho circulatório, 106 de vias aéreas superiores, face e cabeça, além de 96 cirurgias do aparelho digestivo.
Além dos procedimentos cirúrgicos, o programa também contabiliza 2.100 atendimentos e acompanhamentos, 1.070 ultrassonografias, 812 endoscopias, 724 ressonâncias magnéticas e 698 tomografias, entre outros exames.
A iniciativa, premiada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em 2024 como a melhor experiência de sucesso do Centro-Oeste no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), foi tema de uma oficina de curadoria em saúde realizada nesta terça-feira (4), na Câmara Municipal de Paranaíta. O encontro contou com a presença de representantes da Fiocruz e da Secretaria de Estado de Saúde.
O Fila Zero na Cirurgia é uma estratégia do Governo de Mato Grosso em parceria com municípios, unidades públicas e privadas, que recebem incentivo financeiro estadual para ampliar a oferta de cirurgias e exames, reduzindo a fila de espera e melhorando o atendimento à população.





