Durante a Norte Show 2025, maior feira do agronegócio da região médio-norte de Mato Grosso, a SpectraX tem chamado a atenção do público e se consolidado como um dos estandes mais visitados do evento. Com sede em Sinop (MT), a startup de base científica apresenta soluções de inteligência territorial, sensoriamento remoto e big data que vêm revolucionando o uso da terra no Brasil.
O destaque da SpectraX vai além da feira. A empresa acaba de conquistar o 3º lugar na categoria Empresa de Pequeno Porte do Prêmio Inova Mato Grosso, promovido pela Seciteci, em parceria com a Fapemat e o Parque Tecnológico Mato Grosso, durante cerimônia realizada no dia 10 de abril em Cuiabá.
A atuação da startup também ganhou visibilidade nacional com a visita do divulgador científico Sérgio Sacani Sancevero, criador do canal Space Today e apresentador do podcast Ciência Sem Fim. Sacani esteve na sede da empresa em Sinop nesta semana, onde foi recebido pelo cientista e CEO Dr. Carlos Silva Junior.
“Você lança um foguete, coloca um satélite no espaço, e os dados daquele satélite ajudam, por exemplo, a saber onde a soja cresce melhor, onde pode haver desmatamento, como evitar queimadas. Esses dados ajudam diretamente a vida das pessoas”, afirmou Sacani.
E completou com uma provocação: “A gente ouve muito: ‘Pra que lançar foguete se tem gente passando fome?’. Justamente para isso! Para combater a fome com informação e tecnologia, como a SpectraX faz.”
Durante a visita, Sacani conheceu a estrutura tecnológica da empresa, que utiliza dados de satélites, algoritmos proprietários e inteligência artificial para monitorar o uso da terra em tempo real — com aplicações diretas no campo, nas cidades e nos principais biomas brasileiros. O CEO da SpectraX apresentou artigos científicos publicados em revistas internacionais, além dos bastidores dos sistemas desenvolvidos pela empresa para acompanhar culturas agrícolas, detectar mudanças ambientais e medir emissões de carbono.
Entre os destaques da empresa está a plataforma ESG da SpectraX, que já monitora quase 8 milhões de propriedades rurais em todo o Brasil. A solução apoia produtores e gestores na tomada de decisões mais eficientes e sustentáveis, com impacto direto na produtividade, conservação ambiental e acesso a mercados que exigem rastreabilidade e responsabilidade climática.
Na Norte Show, o estande da empresa tem sido ponto de encontro de produtores rurais, pesquisadores, investidores e autoridades. Nesta segunda-feira (14), a SpectraX recebeu a visita do presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson José Redivo, que elogiou a proposta inovadora da empresa:
“A tecnologia tem papel fundamental no crescimento do nosso agronegócio. É importante ver empresas como a SpectraX trazendo ferramentas que ajudam o produtor a ser mais eficiente e sustentável”, destacou Redivo.
A feira, que segue até sexta-feira (17), reúne mais de 400 expositores, deve atrair 70 mil visitantes e movimentar cerca de R$ 4 bilhões em negócios. Em um cenário de transformação digital no campo, a SpectraX desponta como exemplo de como a ciência aplicada com responsabilidade pode transformar o agro brasileiro — do espaço à lavoura.