Pesquisar

SpectraX se destaca como um dos estandes mais visitados da Norte Show 2025

SpectraX se destaca como um dos estandes mais visitados da Norte Show 2025

Tecnologia espacial

SpectraX se destaca como um dos estandes mais visitados da Norte Show 2025

Startup mato-grossense une ciência, tecnologia espacial e sustentabilidade para transformar o campo brasileiro.

Durante a Norte Show 2025, maior feira do agronegócio da região médio-norte de Mato Grosso, a SpectraX tem chamado a atenção do público e se consolidado como um dos estandes mais visitados do evento. Com sede em Sinop (MT), a startup de base científica apresenta soluções de inteligência territorial, sensoriamento remoto e big data que vêm revolucionando o uso da terra no Brasil.

O destaque da SpectraX vai além da feira. A empresa acaba de conquistar o 3º lugar na categoria Empresa de Pequeno Porte do Prêmio Inova Mato Grosso, promovido pela Seciteci, em parceria com a Fapemat e o Parque Tecnológico Mato Grosso, durante cerimônia realizada no dia 10 de abril em Cuiabá.

A atuação da startup também ganhou visibilidade nacional com a visita do divulgador científico Sérgio Sacani Sancevero, criador do canal Space Today e apresentador do podcast Ciência Sem Fim. Sacani esteve na sede da empresa em Sinop nesta semana, onde foi recebido pelo cientista e CEO Dr. Carlos Silva Junior.

“Você lança um foguete, coloca um satélite no espaço, e os dados daquele satélite ajudam, por exemplo, a saber onde a soja cresce melhor, onde pode haver desmatamento, como evitar queimadas. Esses dados ajudam diretamente a vida das pessoas”, afirmou Sacani.

E completou com uma provocação: “A gente ouve muito: ‘Pra que lançar foguete se tem gente passando fome?’. Justamente para isso! Para combater a fome com informação e tecnologia, como a SpectraX faz.”

Durante a visita, Sacani conheceu a estrutura tecnológica da empresa, que utiliza dados de satélites, algoritmos proprietários e inteligência artificial para monitorar o uso da terra em tempo real — com aplicações diretas no campo, nas cidades e nos principais biomas brasileiros. O CEO da SpectraX apresentou artigos científicos publicados em revistas internacionais, além dos bastidores dos sistemas desenvolvidos pela empresa para acompanhar culturas agrícolas, detectar mudanças ambientais e medir emissões de carbono.

Entre os destaques da empresa está a plataforma ESG da SpectraX, que já monitora quase 8 milhões de propriedades rurais em todo o Brasil. A solução apoia produtores e gestores na tomada de decisões mais eficientes e sustentáveis, com impacto direto na produtividade, conservação ambiental e acesso a mercados que exigem rastreabilidade e responsabilidade climática.

Na Norte Show, o estande da empresa tem sido ponto de encontro de produtores rurais, pesquisadores, investidores e autoridades. Nesta segunda-feira (14), a SpectraX recebeu a visita do presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson José Redivo, que elogiou a proposta inovadora da empresa:

“A tecnologia tem papel fundamental no crescimento do nosso agronegócio. É importante ver empresas como a SpectraX trazendo ferramentas que ajudam o produtor a ser mais eficiente e sustentável”, destacou Redivo.

A feira, que segue até sexta-feira (17), reúne mais de 400 expositores, deve atrair 70 mil visitantes e movimentar cerca de R$ 4 bilhões em negócios. Em um cenário de transformação digital no campo, a SpectraX desponta como exemplo de como a ciência aplicada com responsabilidade pode transformar o agro brasileiro — do espaço à lavoura.

Fonte: Redação - Nativa News

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários