Pesquisar

Peixoto de Azevedo receberá piloto do Programa Semeia

Peixoto de Azevedo receberá piloto do Programa Semeia

Conhecimento

Peixoto de Azevedo receberá piloto do Programa Semeia

O objetivo do “ Semeia” é atrair crianças e adolescentes sobre a importância do Agronegócio

No dia 06 de novembro o município de Peixoto de Azevedo receberá o piloto da retomada do “Programa Semeia” do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar –MT).   Na programação que irá  até o dia 17/11, serão realizados o  1° e 2° ciclo   com atividades teóricas e práticas   para  alunos do   1° ao 6° ano de escolas  municipais, contemplando cerca de 300 alunos das instituições de ensino ; Jardim das Flores e Dom Hélder Câmara.

O objetivo do “ Semeia” é atrair crianças e adolescentes sobre a importância do Agronegócio, evidenciando o real valor do trabalho no campo e como são produzidos os alimentos, dessa forma construir o conhecimento, orientando os jovens sobre a relevância do Agro do campo a mesa.

Na teórica serão trabalhadas estratégicas educacionais voltadas ao domínio cognitivo e efetivo, com exposição dinamizada; vídeos lúdicos das temáticas, atividades pedagógicas de acordo com a fase escolar, por meio do tema: “Agronegócio”.

Para a  coordenadora de Projetos e Programas Especiais do Senar-MT,  Nadja  Brito da Paixão , a ação  propõe  diagnosticar conhecimento dos alunos em relação ao universo das atividades do meio rural, através da característica e importância do campo, dessa forma  despertar o interesse em crianças e jovens em aprender sobre a vida no Agro, demonstrando como os produtos do campo     estão inseridos na  vida cotidiana, dessa forma  promover a interação e   sensibilização dos alunos no  processamento do aprendizado e conexão dos assuntos tratados nas etapas teórica e prática.

“Já na prática serão desenvolvidas atividades educacionais no campo ligadas ao domínio psicomotor, através  de visita técnica   e oficina temática   de horticultura,  expondo   o  preparo  do solo, plantio, colheita , manutenção,   armazenamento,  transporte e   degustação e avaliação   de hortaliças”, disse Nadja.

Na programação também serão oferecidas oficinas de produção de hambúrguer colorido.   Os alunos receberão orientação desde a criação, manejo dos animais até a produção do hambúrguer, dosagem de condimentos, temperos, técnicas de massagear, embutir, colorir e como acondicionar o produto que será avaliado  pelos estudantes no final dos dois ciclos.

Meta- A ideia é fixar as informações relacionadas a importância do Agronegócio consolidado, juntamente com o conhecimento aprendido na etapa teórica do programa. Vivenciar experiência na prática, desenvolvendo um produto do Agro em propriedade rural, visando despertar o interesse em jovens e crianças o aprendizado sobre a vida no campo, promovendo a interação e sensibilização dos alunos no processamento do aprendizado e conexão dos assuntos tratados entre as etapas.

Encerramento – No dia 31 de novembro será realizada   Feira de Exposição dos Trabalhos na escola, que passarão por  avaliação com relação ao conhecimento e impacto do Programa na vida do aluno,  bem como a consolidação do resultado do Semeia e o resgate sobre a vivência dos estudantes durante a realização os dois ciclos do  Programa, ou seja, teórica e prática, conduzida pelo professor   responsável , além do desenvolvimento de uma atividade sobre o tema, seguindo sugestões do Senar ou de livre criatividade do professor. Os alunos receberão certificado   de participação.

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br