A cadeia produtiva da apicultura tem ganhado força em Carlinda, no Vale do Teles Pires, graças aos investimentos do Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf-MT) e da assistência técnica da Empaer. O município, onde 83% da população rural vive da agricultura familiar, é hoje um dos destaques do programa estadual de fomento, que já entregou 6 mil caixas de abelha e mil kits completos de apicultor em diversas regiões.
Entre 2019 e 2025, Carlinda recebeu R$ 3,8 milhões em investimentos direcionados exclusivamente à agricultura familiar, com entregas de máquinas, caminhões isotérmicos, perfuradores de solo, toneladas de calcário e insumos que têm ampliado a produção local. A apicultura, antes pouco estruturada no município, tornou-se uma nova frente econômica ao lado da pecuária leiteira e da fruticultura — áreas já consolidadas com destaque para maracujá, abacaxi, citros, melancia e banana nanica.
Segundo o extensionista da Empaer, Antônio Carlos Carneiro, que atua há mais de 11 anos no município, a chegada das caixas e dos kits movimentou a comunidade e organizou os produtores.
“Com as entregas, conseguimos identificar e unir os apicultores. Hoje, já temos 35 produtores atuando na atividade. Foram 60 caixas na primeira etapa e depois mais 120, totalizando 180. A produção está aumentando e, com isso, cresce a demanda por novas caixas e equipamentos de segurança”, explicou.
A extensionista Viviane Saches Passos destaca que a integração entre Seaf e Empaer tem garantido avanços sólidos na agricultura familiar.
“As políticas da Seaf somadas à assistência técnica da Empaer geram resultados reais. Vemos famílias conseguindo comercializar melhor, como o seu Valdete, que agora avança para a regularização no SIAPP e amplia sua produção”, afirmou.

História que inspira: o mel que transforma vidas em Carlinda
No Sítio Salmos 24, em Carlinda, o produtor Valdete Pimenta Lopes e sua esposa, Ângela Maria Rodrigues da Silva, fazem parte dessa transformação. Morando há 15 anos no local, o casal encontrou na apicultura não apenas uma atividade econômica, mas um novo estilo de vida.
Eles mantêm dois apiários com 60 colmeias distribuídas em uma área de 45 hectares entre mata nativa e frutíferas. O avanço da produção conta com acompanhamento técnico contínuo da Empaer.
“Estamos produzindo mel de muita qualidade aqui no Nortão. O apoio da Seaf e da Empaer tem sido fundamental. A apicultura está trazendo renda e motivando outros produtores. Cada vez aperfeiçoamos mais o nosso trabalho”, contou Valdete.
A expansão da apicultura reforça um modelo sustentável, com baixo impacto ambiental, contribuindo para a polinização, fortalecimento da biodiversidade e geração de renda. Com a entrega de milhares de caixas e a organização dos produtores, o Governo do Estado e a Empaer consolidam um novo capítulo para a agricultura familiar em Mato Grosso e, em Carlinda, o mel já adoça o presente e projeta um futuro ainda mais promissor.





