Como uma esperança, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de perigo potencial de tempestade para a região Oeste de Mato Grosso, na manhã deste sábado (14). O alerta atinge o território do Pantanal até a divisa com Rondônia.
O aviso aponta para ventos de até 50 km/h e possibilidade de precipitação. Como é um alerta de perigo potencial, há baixo risco de queda de energia e de árvores.
Alguns municípios já têm registrado chuva. Na quinta-feira (12), um morador de Colniza (a 1043 km de Cuiabá) registrou uma garoa fina na cidade. Também houve ocorrência de chuvas em Novo Mundo (a 740 km de Cuiabá) neste sábado.
Já em Cáceres (a 222 km de Cuiabá), o dia virou noite com as nuvens espessas no céu. Em vídeo divulgado pela página Nortão MT, um morador mostra o céu com o sol tapado pela fumaça.
Até o momento, Mato Grosso vem de sucessivas ondas de calor enquanto combate, pelo menos, 50 incêndios florestais. Nessa semana, a qualidade do ar chegou a níveis insalubres na maioria dos municípios.