Pesquisar

Testes de fumaça revelam uso adequado das redes de esgoto em Alta Floresta

Testes de fumaça revelam uso adequado das redes de esgoto em Alta Floresta

APRIMORANDO O SANEAMENTO

Testes de fumaça revelam uso adequado das redes de esgoto em Alta Floresta

Procedimento executado pela Águas Alta Floresta no Setor J visa prevenir sobrecargas nas tubulações ao detectar ligações clandestinas

Na tarde desta sexta-feira (24), as equipes operacionais da concessionária de Alta Floresta, empresa do Grupo Iguá,  se mobilizaram para realizar um teste de fumaça nas redes de esgoto do Setor J. O procedimento ajuda a verificar a regularidade das ligações de esgoto, nas quais o morador não deve realizar a ligação de águas pluviais. Alguns moradores puderam acompanhar o processo, que utiliza fumaça não tóxica para identificar se há ligações irregulares e avarias na rede.

O principal objetivo do teste foi verificar se há alguma ligação irregular de água pluvial (chuva) na rede de esgoto, algo proibido por lei e que impacta o saneamento e o meio ambiente. Para que essa checagem aconteça, utiliza-se um método simples: a injeção de fumaça não tóxica em poços de visita (PVs) ou caixas de inspeção (CIs) instalados ao longo da rede, com o auxílio de ferramentas específicas.

A Águas Alta Floresta alerta que cada rede de saneamento tem seu papel técnico para o transporte correto de efluentes. Dentro dessa infraestrutura urbana disponível é preciso relembrar: água de chuva não é esgoto! E por isso, a rede de esgoto não pode ser usada como drenagem e vice-versa. Cada coisa em sua rede apropriada auxilia no tratamento dos efluentes, ajudando na preservação dos rios, córregos e do meio ambiente em geral.

“Conexões clandestinas sobrecarregam o sistema, levando ao transbordamento dos efluentes não apenas nas tubulações da rede pública, mas também, em muitos casos, dentro dos lares. Nosso objetivo é prevenir tais ocorrências e manter um padrão de serviço confiável para as famílias de Alta Floresta, proporcionando também uma contribuição efetiva à sustentabilidade ambiental”, declara Cristian Martarello, gerente operacional da Águas Alta Floresta.

Notificações – Caso haja a identificação de irregularidade após os testes, o morador responsável será notificado e receberá orientações para regularizar suas conexões em até 15 dias. O custo da regularização é de responsabilidade do morador e o não cumprimento da notificação pode acarretar multa, conforme prevê o regulamento de serviços municipal.

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas.

Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 27 municípios, de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 16 operações que beneficiam 3 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia participa dos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Por sua gestão sustentável, desde 2021 figura no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark).

A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2023, ranking nacional que avalia a relação com startups. Recebeu duas certificações das normas ISO (International Organization for Standardization) ISO 37001 e 37301 – que abrangem, respectivamente, Sistemas de Gestão Antissuborno e Sistemas de Gestão Compliance, reforçando os altos padrões éticos e legais aplicados nas operações. Ainda em 2023, a companhia alcançou pelo 3° ano consecutivo o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que consagra empresas que alcançam o nível mais alto de qualificação e transparência nos Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), e foi eleita pelo 7° ano consecutivo como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.

Fonte: Assessoria

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br