Pesquisar

Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) marca presença na Acricorte 2024

Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) marca presença na Acricorte 2024

Articulação

Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) marca presença na Acricorte 2024

A Instituição apresentou ferramentas para o pecuarista e campanha de Solidariedade em prol ao RS

Foto: Balbino Agro Filmes

O Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) participou do Acricorte 2024, em Cuiabá. Organizado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), o evento que teve início na manhã de quinta-feira (16) e foi finalizado na sexta-feira (17) no Centro de Eventos do Pantanal, teve como objetivo promover e divulgar conhecimentos, debates e apresentar tecnologias da cadeia produtiva da carne, levando mais conhecimentos aos pecuaristas.

 

O presidente do Imac, Caio Penido, na solenidade de abertura, relembrou a infância e comentou sobre a felicidade de participar de um evento da pecuária e desse movimento sustentável de Mato Grosso.

foto: Balbino Agro Filmes

“Passei a infância na pecuária, desde muito cedo, na fazenda eu e meu irmão convivemos com a natureza,  em cima de um cavalo tocando gado e aprendi muito com os vaqueiros. São lembranças felizes da nossa vida, assim como participar dessa articulação pela sustentabilidade da pecuária de Mato Grosso, e também, da nossa parceria com a Acrimat. A fazenda parecia o equilíbrio perfeito entre produção e conservação, mas começamos a escutar cobranças e surgiu uma nova palavra: ‘sustentabilidade’. O Brasil é a maior biodiversidade do planeta e Mato Grosso, além de conservar muita biodiversidade é altamente produtivo e por isso os olhares do mundo se voltaram para nós. Então, tivemos que realizar pesquisas e estudar para encontrar caminhos para nossa pecuária ser ainda mais sustentável. Buscamos parcerias com instituições sérias para combater as difamações injustas, mostrando que se existe uma carne verde disponível em larga escala no mundo é a carne brasileira, principalmente a carne de Mato Grosso. Então o que o mundo quer, nós temos, uma carne de alta qualidade, que conserva biodiversidade por lei e que tem vocação para ser baixo carbono pelo clima tropical. Agora precisamos comprovar isso, com informações confiáveis, para parar com essas desinformações e vamos fazer isso de forma inclusiva, sem excluir o pequeno produtor da cadeia de fornecimento”, destacou Penido.

O Imac participou com um stand com seus diretores e colaboradores realizando atendimentos e oferecendo informações técnicas sobre dois programas, o PREM, Programa de Reinserção e Monitoramento do Imac, uma ferramenta destinada ao monitoramento da regeneração de áreas desmatadas ilegalmente nas propriedades do Estado, e o OCMT, Observatório da Carne do Mato Grosso, um website que integra bases de dados sobre a pecuária de Mato Grosso, com o objetivo de promover subsídios para tomada de decisão e formulação de políticas públicas, além de mostrar resultados positivos, oportunidades e desafios da cadeia da carne.

“O PREM é um programa muito inovador, nós fizemos junto com o Ministério Público Federal. É um programa de reinserção e monitoramento, o produtor que desmatou ilegalmente, a única solução é reflorestar dentro da propriedade e tem esse aplicativo no celular, que ele tira foto da cerca em volta da área que vai ser revegetada. Nós fazemos um acompanhamento dessas fotos, além de um geomonitoramento por satélite, comprovando que a área está sem gado, comprando que essa área está cercada, assim o produtor consegue retornar para a cadeia formal que exige essa verificação socioambiental, e assim ele volta com uma forma temporária para legalidade”, pontua o presidente do IMAC.

CAMPANHA DA SOLIDARIEDADE

O Instituto Mato-grossense da Carne lançou na Acricorte, a campanha ‘Solidariedade’ para arrecadação de donativos em prol das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Além disso, o Instituto busca parcerias com entidades da pecuária e também com a sociedade civil para fortalecer essa corrente.

“Estamos recebendo roupas e sapatos, fraldas, alimentos não perecíveis, brinquedos, água mineral e doações em Pix de 30 reais ou mais. Quem puder doar, o Imac está retribuindo com algum item da instituição como avental, caneca e uma caderneta como incentivo. O nosso objetivo é juntar esses recursos para poder levar até as famílias que necessitam. Quem tiver interessado em ser nosso parceiro, estamos à disposição, só entrar em contato conosco”, pontua Chrystian de Castro, assessor de comunicação do Imac.

foto: Balbino Agro Filmes

 

Para doações volumosas e/ou ser parceiro da campanha entre em contato através do (65)99977-8227 ou pelo e-mail [email protected]. Todo valor arrecadado será revertido para o RS.

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br