Pesquisar

Prótese para o palato

Prótese para o palato

Prótese para o palato

As placas fonadoras, feitas sob medida pelo dentista e pelo protético

As fissuras palatinas, conhecidas também como fenda labiopalatinas, representam um desafio significativo para pacientes que buscam restaurar funções essenciais, como a fala. Nesse contexto, as próteses para o palato emergem como opções viáveis, projetadas para auxiliar pacientes em tratamento dessas malformações congênitas que já não estão mais aptos para realizar cirurgias.

Placas fonadoras para palato

Entre as opções disponíveis, destacam-se as placas fonadoras e as placas de elevação, especialmente relevantes em situações em que a cirurgia ou a utilização de retalhos faríngeos podem não ser as melhores escolhas.

As placas fonadoras, feitas sob medida pelo dentista e pelo protético, são semelhantes às utilizadas em bebês com fissuras de palato. Essas peças são projetadas para ocluir a parte do palato que não se fecha adequadamente, proporcionando uma adaptação personalizada para cada paciente.

Além de ajudar a evitar ânsias de vômito e voz anasalada, as placas fonadoras para palato são particularmente úteis em casos de palato curto e com movimento (insuficiência velofaríngea) e portanto, apesar de cirurgias e alongamentos, é esperado uma nova retração cicatricial.

Próteses elevadoras para palato

Já as próteses elevadoras, diferentemente das placas fonadoras, são indicadas para pacientes com incompetência velofaríngea, ou seja, em casos que o palato apesar de longo não funciona, pois ajudam a elevar o palato e ocluem a abertura.

Essas próteses desempenham boa performance na melhora da fala de pacientes que já passaram por intervenções cirúrgicas, mas ainda enfrentam dificuldades devido à inadequação do palato.

É importante ressaltar que as próteses para palato são consideradas uma opção de tratamento de última instância, especialmente para pacientes que já se submeteram a recuperações e não desejam ou não podem mais passar por intervenções cirúrgicas. Funcionando como aparelhos móveis, essas próteses são específicas para a melhoria da fala e oferecem uma solução personalizada e eficiente para pacientes que buscam restaurar sua capacidade de comunicação.

Graças à inovação e a individualização do tratamento, as próteses para palato são ferramentas valiosas para pacientes que enfrentam desafios das anomalias craniofaciais congênitas ou traumas. Para compreender qual a melhor opção para o seu caso, o paciente deve conversar com o seu médico e após a escolha, é prudente seguir com os demais atendimentos multiprofissionais mesmo sem a cirurgia.

 

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br