Pesquisar

Justiça Eleitoral promove treinamento de mesários para eleições dos Conselheiros Tutelares

Justiça Eleitoral promove treinamento de mesários para eleições dos Conselheiros Tutelares

Urnas eletrônicas

Justiça Eleitoral promove treinamento de mesários para eleições dos Conselheiros Tutelares

O objetivo é garantir uma eleição eficiente e bem administrada para a escolha dos conselheiros tutelares em todo o Estado.

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso iniciou, este mês, o treinamento de manuseio das urnas eletrônicas para os cidadãos que irão atuar como mesários e multiplicadores nas Eleições Unificadas dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs), marcadas para o dia 1º de outubro, ocasião em que serão eleitos os conselheiros tutelares em todo o Estado. Esses treinamentos serão realizados por todas as zonas eleitorais do Estado, em seus respectivos municípios, seguindo um cronograma específico.

Nesta segunda-feira (25/09), aconteceu na Casa da Democracia o treinamento de 60 cidadãos que atuarão como mesários em Cuiabá. Eles também serão multiplicadores do conhecimento adquirido com os demais mesários da capital.

Durante o treinamento, são compartilhadas instruções detalhadas sobre os procedimentos a serem adotados no dia da eleição. Isso inclui desde a montagem das urnas e cabines até a impressão da zerésima, o preparo da urna para cada votação e, ao final da votação, a impressão do boletim de urna. Além disso, são enfatizadas informações sobre quem tem direito a votar e orientações para lidar com qualquer problema no funcionamento dos equipamentos.

A responsabilidade da Justiça Eleitoral na realização dessa eleição extraoficial envolve o empréstimo das urnas e cabines de votação, bem como o suporte fundamental ao treinamento de mesários. Além disso, a Justiça Eleitoral oferece assistência na véspera e no dia da eleição, garantindo o funcionamento perfeito das urnas eletrônicas. Já a parte legal e logística das eleições ficam a cargo do CMDCA, demonstrando uma colaboração exemplar entre as entidades. Compete ao Ministério Público Estadual fiscalizar todo o processo.

Esta é a segunda vez que urnas eletrônicas são utilizadas nas eleições dos conselheiros tutelares em Mato Grosso, no entanto, é a eleição com o maior número de urnas eletrônicas utilizadas. No dia 11 de setembro, a Coordenadoria de Sistemas Eleitorais do TRE-MT realizou com sucesso a carga de mais de mil urnas eletrônicas, inserindo os dados dos conselheiros e eleitores aptos a votar. Todos os equipamentos foram testados e devidamente lacrados, garantindo a segurança e a transparência do processo eleitoral.

Dos 141 municípios de MT, 98 farão uso das urnas eletrônicas para a escolha dos seus conselheiros tutelares e 36 optaram pelo uso da urna de lona. Até esta segunda-feira, 7 municípios ainda não solicitaram ao Tribunal nenhum tipo de apoio para a realização do pleito.

A desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, destacou a importância desse trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral, especialmente o treinamento ministrado. “Este treinamento é essencial para garantir a condução eficiente e justa das eleições dos conselheiros tutelares. A Justiça Eleitoral está empenhada em assegurar que mesmo eleições de menor escala sejam realizadas com integridade e transparência”.

Jornalista: Andréa Martins Oliveira

#PraTodosVerem: Imagem de fundo cinza claro com quadriculados no formato transparência, contendo na parte superior uma faixa azul com a palavra: ELEIÇÕES EXTRAOFICIAIS e na parte central à direita outra faixa azul com os dizeres: TREINAMENTO DE MANUSEIO DAS URNAS ELETRÔNICAS. Ao lado dessa faixa à esquerda uma foto do treinamento sendo ministrado no auditório da Casa da Democracia para os mesários que irão atuar em Cuiabá.

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br