Cerca de 10 mil pessoas são esperadas no cemitério municipal Jardim da Saudade em Alta Floresta para o dia de finados, lembrado no dia 02 de novembro. Para garantir a qualidade e a segurança destes visitantes, a prefeitura municipal já realizou uma limpeza retirando galhos e outros tipos de lixo, e dá prazo para obras de construção, revitalização e melhoria de jazigos, até esta quarta-feira, dia 30 de outubro.
“Pedimos que todos aqueles que por ventura ainda precisem fazer alguma obra nos túmulos de seus entes queridos, que façam até quarta-feira para que no dia de finados o cemitério esteja todo limpo e organizado para a missa, que é tradicional, e que esteja agradável á todos que visitarem”, apontou o diretor de Gestão, Claudinei de Jesus, frisando que, “a partir de quarta a equipe do Nova Chance vai entrar com a última limpeza, por isso as construções só serão permitidas até a quarta”.
O dia de finados também mobiliza o comércio local, este ano são aguardados cerca de 50 comerciantes no cemitério, que tradicionalmente oferecem produtos variados como arranjos e coroas de flores, até velas e fósforos. Para garantir a segurança, este ano serão instalados a cinco metros no corredor de acesso ao cemitério, deixando a passagem livre caso haja alguma emergência.
Outro cuidado que é lembrado, é para com as embalagens e arranjos que possam acumular água da chuva, assim se tornando um criadouro para o mosquito aedes aegypti . “O cemitério está instalado em uma área residencial, nos anos anteriores nós recebemos muita reclamação de focos de mosquito após o dia de finados, então pedimos que ao deixar a sua homenagem ao ente que partiu, tome esse cuidado com os recipientes que possam acumular água”, pontuou o diretor.
As orientações foram repassadas às funerárias locais, que prontamente atenderam o pedido da administração nos cuidados. Para os munícipes, as orientações são simples, como utilizar vasos que possuam furos para não acumular a água, fazer pequenos furos nas embalagens de plástico, entre outros.