Pesquisar

Saúde de Alta Floresta mobiliza plano de ação para contenção da varíola do macaco

Saúde de Alta Floresta mobiliza plano de ação para contenção da varíola do macaco

Saúde de Alta Floresta mobiliza plano de ação para contenção da varíola do macaco

A Secretaria Municipal de Saúde de Alta Floresta vem preparando um plano de contingência para a Monkeypox, também conhecida como varíola do macaco. Não há casos da doença registrado no município, mas a equipe vem se mobilizando para a definição das ações a serem tomadas em caso positivo para a doença.

Um fluxo de atendimento deve ser definido nos próximos dias e toda a rede de profissionais da saúde capacitada para atender da melhor forma casos suspeitos. Trata-se uma doença viral em que a transmissão pode ocorrer por meio do contato com o animal ou com o humano infectado. É importante destacar que os macacos não são reservatórios do vírus da varíola. Isto é, os animais são tão contaminados quanto os humanos, não sendo os responsáveis pelo vírus.

A transmissão entre humanos pode ocorrer com o contato direto com secreções respiratória, lesões de pele ou fluidos corporais de uma pessoa infectada. A infecção também se dá a partir do contato com superfície ou objetos recentemente contaminados. Os principais sintomas são febre e erupção cutânea, mas as pessoas também podem apresentar calafrios e linfadenopatia – inchaço em pequenas glândulas, especialmente em regiões perto do pescoço.

Na última terça-feira (23) na sede da secretaria, aconteceu a primeira reunião que contou com a participação dos coordenadores de Vigilância Epidemiológica, Serviço de Assistência Especializada (SAE), Pronto Atendimento Municipal (PAM), Laboratório Municipal, Atenção Básica, Central de Monitoramento e um representante do Conselho Municipal de Saúde.

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br