A SES (Secretaria Estadual de Saúde) fez um alerta epidemiológico sobre ataque de animais peçonhentos. O documento é datado de 30 de outubro, e visa intensificar ações que previnam acidentes com as espécies.
De acordo com o ofício circular, de janeiro a 24 de outubro deste ano, foram notificados 2.792 casos de acidentes por animais peçonhentos no Estado, segundo dados SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação).
Os acidentes foram enumerados da seguinte forma:
- 1258 por escorpiões
- 1009 causados por serpentes
- 153 por aranhas,
- 148 outros
- 122 causados por abelhas
- 76 ignorados/brancos (sem descrição)
- 26 lagartas.
Os três municípios com maior número de casos notificados de acidentes por animais peçonhentos foram Cuiabá (818 notificações), Cáceres (242 notificações) e Várzea Grande (87 notificações).
Os agentes de saúde alertam que a população mantenha os quintais limpos, evitem o acúmulo de telhas e tijolos, sacudir roupas antes de usá-las e, para os donos de terrenos baldios, sugere a limpeza permanente para evitar que estes animais se abriguem nestes locais.
Para os municípios, a SES orienta a intensificação das campanhas de prevenção por meio da produção de cartazes e treinamento dos agentes, além de manter o estoque de soro antiofídico.
Em caso de picada de um dos bichos citados, o Estado orienta que a vítima procure uma unidade de saúde o mais rápido possível.