Pesquisar

Secretaria de Estado de Saúde abre sindicância para apurar mortes de 3 bebês

Secretaria de Estado de Saúde abre sindicância para apurar mortes de 3 bebês

MISTÉRIO

Secretaria de Estado de Saúde abre sindicância para apurar mortes de 3 bebês

Previsão é de que a sindicância será concluída no prazo de 30 dias

- Créditos: Ana Lazarini | SES-MT

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, determinou a instauração de uma sindicância para apurar a morte de 3 bebês nascidos em estado grave, no dia 16 de julho, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Regional de Colíder .

A decisão foi publicada nessa segunda-feira (22), no Diário Oficial do Estado. Conforme portaria, a comissão busca investigar os fatos noticiados e assegurar que todos os protocolos e procedimentos adequados foram seguidos.

“A investigação buscará esclarecer todos os fatos narrados e aspectos pertinentes aos cuidados médicos e protocolos adotados nos atendimentos prestados aos três pacientes neonatais mencionados na notícia de fato veiculada no dia 16 de julho de 2024”, consta no documento.

Participarão da sindicância o auditor geral Roziney Rodrigues Peixoto, a médica auditora Ranuce Ribeiro Aziz Ydy, dois médicos infectologistas, Ana Maria Gonçalves e Rodolf Nunes da Silva, e a enfermeira Inês de Souza Leite Sukert.

“A Comissão de Sindicância exercerá suas atividades com independência e imparcialidade, assegurado o sigilo necessário a elucidação dos fatos ou exigido pelo interesse da administração”, pontua.

Previsão é de que a sindicância será concluída no prazo de 30 dias, a contar da data da portaria inaugural e as investigações serão realizadas in loco. No dia 16 de junho, 3 bebês, que nasceram com poucos dias de diferença, não resistiram e morreram em um curto intervalo de tempo dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Regional de Colíder.

A primeira que nasceu foi uma menina, no dia 10 de julho, a família mora em Novo Mundo. Ela só tinha 6 dias de vida quando morreu. Depois, no dia 13, nasceu um menino, a família é de Alta Floresta. Por fim, no dia 14, nasceu outro menino, também de Novo Mundo.

Os bebês nasceram no Hospital Regional de Alta Floresta e precisaram ser transferidos para a UTI neonatal em Colíder. Os pais relataram que o quadro clínico dos filhos era estável e que, no transporte, tudo ocorreu bem. Porém, não resistiram e morreram com pouco tempo de diferença dentro da unidade médica.

Foi informado ainda que “não foi dada nenhuma explicação plausível com relação ao fato”.

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br