Duas unidades móveis do programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal, ampliam a oferta de atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região do Alto Tapajós, em Mato Grosso. Instaladas em Paranaíta e Alta Floresta, as carretas têm previsão de realizar 2.520 exames de imagem, cerca de 3 mil consultas oftalmológicas e aproximadamente 3 mil procedimentos cirúrgicos.
Em Paranaíta, a unidade de exames de imagem foi planejada para permanecer no município por 30 dias, com previsão de realizar 1.470 tomografias e 1.050 ultrassonografias. O atendimento contempla pacientes de seis municípios: Paranaíta, Alta Floresta, Carlinda, Nova Monte Verde, Apiacás e Nova Bandeirantes.
Já em Alta Floresta, a carreta de oftalmologia iniciou os atendimentos em 18 de setembro, com permanência prevista de 45 dias. A estimativa é realizar aproximadamente 3 mil consultas oftalmológicas e outros 3 mil procedimentos cirúrgicos. O acesso ocorre por meio de encaminhamentos e da regulação do SUS.
A iniciativa busca ampliar temporariamente a capacidade de atendimento especializado e contribuir para reduzir a demanda por consultas, exames e cirurgias. Com as unidades móveis, pacientes da região podem ter acesso a esses serviços mais perto de casa, diminuindo a necessidade de deslocamentos para outros municípios.
A organização dos atendimentos também envolve a articulação entre os gestores municipais por meio da Comissão Intergestores Regional (CIR), instância de planejamento e pactuação do SUS. A participação dos municípios é importante para organizar os encaminhamentos e direcionar os serviços conforme as necessidades regionais.
O programa Agora Tem Especialistas tem como objetivo ampliar o acesso da população à assistência especializada, apoiando estados e municípios no enfrentamento das filas do sistema público de saúde.
Com as ações em Paranaíta e Alta Floresta, a iniciativa busca fortalecer a rede regional de atendimento e ampliar o acesso da população a exames, consultas e procedimentos cirúrgicos pelo SUS.





