Pesquisar

Prefeito em Mato Grosso é alvo de operação da PF por ‘Caixa 2’

Prefeito em Mato Grosso é alvo de operação da PF por ‘Caixa 2’

BLOQUEIO DE R$ 608 MILHÕES

Prefeito em Mato Grosso é alvo de operação da PF por ‘Caixa 2’

Alei Fernandes (União), de Sorriso, é indiciado por crimes eleitorais relacionados às eleições de 2024

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (5), em Sorriso, a terceira fase da Operação Rustius, A ação teve como alvo o prefeito Alei Fernandes (União), indiciado por crimes eleitorais relacionados ao financiamento ilícito de campanha nas eleições municipais de 2024.

Nesta fase, a PF cumpre medidas cautelares. Entre elas, um mandado de busca e apreensão domiciliar, o bloqueio de contas bancárias e de aplicações financeiras e o sequestro por equivalência e por indisponibilidade de bens até o limite de R$ 608 mil.

A investigação criminal foi concluída e formalmente relatada, resultando no indiciamento de 23 pessoas.

Destas, 21 foram indiciadas por omissão ou por inserção de informações falsas na prestação de contas da campanha – prática conhecida como “Caixa 2”.

Também houve indiciamentos por crimes contra o sistema financeiro nacional e contra a economia popular, relacionados à concessão irregular de empréstimos.

As diligências indicam a existência de um esquema estruturado de financiamento ilícito, envolvendo empréstimos clandestinos para abastecimento da campanha; para pulverização de valores por meio de interpostas pessoas; para triangulação de despesas com campanhas de vereadores; para pagamentos em espécie a prestadores de serviço e para ocultação deliberada de despesas na prestação de contas.

A conclusão da investigação aponta que o volume de recursos não contabilizados altera de forma significativa o patamar real de recursos empregados na disputa eleitoral.

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários