Mato Grosso registrou 41 ocorrências durante as Eleições Gerais de 2026, segundo o terceiro boletim divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Ao todo, 34 pessoas foram conduzidas pelas forças de segurança, sendo a maioria dos casos relacionada à prática de boca de urna.
De acordo com o balanço apresentado pela Justiça Eleitoral, o número de ocorrências ficou abaixo do registrado no pleito anterior. O levantamento, no entanto, ainda pode sofrer alterações até o encerramento da votação e consolidação dos dados.
A presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, destacou a atuação conjunta das instituições envolvidas na organização e segurança das eleições. Segundo ela, o planejamento antecipado e a integração entre os órgãos contribuíram para a redução das ocorrências.
A secretária de Estado de Segurança Pública, coronel PM Susane Tamanho, informou que a maior parte dos registros envolve propaganda irregular e tentativa de influência sobre eleitores durante a votação.
A Polícia Federal também registrou ocorrências ao longo do processo eleitoral. Segundo o superintendente Fabrício Fernando Diogo Braga, quatro operações foram deflagradas no sábado (3), em Rondonópolis, Confresa e Cuiabá, com o cumprimento de 20 mandados de busca e apreensão.
Neste domingo (4), duas ocorrências foram registradas pela Polícia Federal. Em Barra do Garças, uma operação resultou no cumprimento de mandado de busca e apreensão em uma investigação que apura suspeita de compra de votos. Durante a ação, foram apreendidos R$ 2 mil e outros equipamentos.
A segurança das eleições contou com a participação da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Politec, Polícia Federal, Exército e Marinha.





