Um homem de 51 anos foi preso pela Polícia Militar na manhã desta terça-feira (7) na rodoviária de Alta Floresta, acusado de injúria mediante preconceito (injúria racial). A ocorrência foi atendida por uma guarnição do 8º Batalhão, após solicitação via COPOM.
De acordo com o boletim policial, a vítima, um homem de 40 anos, contou que havia ido até o guichê da empresa Novo Horizonte para comprar uma passagem com destino a Sinop. No momento do atendimento, o suspeito se aproximou afirmando que era a vez dele ser atendido, alegando que havia deixado a fila apenas para buscar uma mala.
Após uma breve discussão, a vítima permitiu que o homem passasse à sua frente. No entanto, ao concluir a compra, o suspeito passou por ele e proferiu a frase racista: “Vou perder para um negro macaco desse? Vou ganhar de quem?”
O ato foi testemunhado por atendentes da empresa, que confirmaram o ocorrido e informaram à polícia que o momento foi registrado pelas câmeras de segurança do guichê.
Diante da denúncia e dos relatos, a guarnição se deslocou até o local, ouviu a vítima e as testemunhas e deu voz de prisão ao suspeito, que foi encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária Civil.
O homem foi conduzido sem lesões corporais e sem o uso de algemas. O caso será investigado pela Polícia Civil, com base no crime de injúria racial, previsto no artigo 140, §3º do Código Penal.