Na tarde desta quinta-feira (28), o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) deteve um homem identificado como G.C.S., durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, em Cáceres (MT). Ele foi flagrado tentando atravessar para a Bolívia com um veículo de forma irregular, na barreira do Limão.
De acordo com a polícia, o suspeito conduzia um Chevrolet Ônix que constava como produto de apropriação indébita. Além disso, possui mais de 180 boletins de ocorrência por estelionato, a maioria relacionada a transações fraudulentas de compra e venda de veículos em municípios como Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Alta Floresta. O homem e o veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Cáceres.
Esquema milionário em investigação
Paralelamente, a Polícia Civil de Nova Monte Verde investiga um esquema de estelionato que pode ter causado prejuízos superiores a R$ 20 milhões a dezenas de clientes de uma revendedora de veículos da cidade, da qual o suspeito seria proprietário.
Segundo as denúncias, o empresário de 39 anos revendia ou refinanciava veículos já pagos e também atraía investimentos e empréstimos particulares sob falsas promessas de retorno. Em alguns casos, carros quitados acabaram financiados sem autorização dos compradores, que passaram a receber cobranças de bancos e seguradoras.
Até o momento, cerca de 30 vítimas já registraram queixa, mas a polícia acredita que o número seja bem maior, podendo elevar o prejuízo total a mais de R$ 40 milhões. Há relatos de golpes também em Nova Bandeirantes, Apiacás, Alta Floresta e em outras cidades da região.
Pedido de prisão em andamento
De acordo com a Polícia Civil, um pedido de prisão contra o investigado deve ser encaminhado à Justiça nos próximos dias. O suspeito segue foragido, e as autoridades reforçam o pedido para que novas vítimas formalizem o registro de ocorrência, a fim de dar maior abrangência à investigação.
Enquanto isso, nas redes sociais, pessoas que se dizem lesadas continuam publicando alertas e pedindo informações sobre o paradeiro do acusado.