Pesquisar

Paranaíta apresenta resultados de alfabetização no 38º Congresso Mineiro de Municípios

Paranaíta apresenta resultados de alfabetização no 38º Congresso Mineiro de Municípios

Paranaíta apresenta resultados de alfabetização no 38º Congresso Mineiro de Municípios

A educação pública municipal de Paranaíta comemora a participação no 38º Congresso Mineiro de Municípios, realizado nos dias 09 e 10 de maio deste ano, onde a Secretária de Educação, Andressa Oliveira, esteve apresentando em nome da Gestão do prefeito Osmar Moreira os resultados em alfabetização através do Método IntrAct-Brasil.

Método inovador na alfabetização infantil foi apresentado para a secretaria municipal de educação em agosto de 2022, pela diretora pedagógica de Alta Floresta, Irene Duarte. Trata-se de um método alemão, que garante resultados excelentes em alfabetização. 

O município conta com oito unidades escolares, em todas foram aplicadas o método pelo período de quatro meses, em 2022, nos anos iniciais e pré 2, para consciência fonológica. Ao site Nativa News, a secretária relata que inicialmente o método foi apresentado a todos os professores da rede, deixando-os livre para adesão. 

Juntamente com o programa Alfabetiza MT, foram agregados valores ao ensino municipal e o município teve escolas premiadas em nível de alfabetização, alcançando 100% de alfabetização em uma unidade de ensino do campo. A escola chegou a ficar em 9ª posição no estado como escola que mais avançou em alfabetização e desenvolvimento, cresceu 195% no ranking do estado. Atualmente, Paranaíta é o 34º município em colocação do ranking estadual.

“Foram resultados significativos graças aos professores que se dedicaram e se empenharam em aplicar não somente o método , mas também todos os outros artifícios que poderiam para que o direito da criança, de ser alfabetizada, fosse garantido”, destacou a secretária Andressa Oliveira.

Oliveira confirma que o método é muito eficaz, que o ano letivo 2023 foi iniciado com ele e com 15 dias já haviam alunos lendo palavras e com 45 dias lendo frases, coisas que aconteceriam no final do ano, lembrando que o método eficaz é comprovado em neurociência. 

Ainda sobre a evolução na educação municipal, Oliveira lembra que em 2021 o município encerrou o ano com apenas 30% das crianças alfabetizadas, considerando o período de pandemia e o fato de ser o primeiro ano da gestão Osmar Moreira. Em 2022 foram mais de 70% de crianças alfabetizadas de forma fluente. 

Buscando atender os cerca de 30% que necessitavam da alfabetização adequada, foram aplicados reforços, com períodos de contraturno para a alfabetização. A secretária não economiza elogios aos professores da rede. Fala que o município avançou muito e ainda tem muito a avançar, e que este ano os resultados devem ser melhores ainda. 

Sobre a participação no 38º Congresso Mineiro de Municípios, em Belo Horizonte, Paranaíta teve participação como município parceiro do município de Alta Floresta, que é pioneiro no Brasil com a aplicação do método. No congresso foi possível apresentar os resultados obtidos na educação municipal de Paranaíta.

 

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários