Localizada há cerca de 13km do núcleo urbano de Alta Floresta, sentido ao município de Paranaíta, moradores da comunidade Nossa Senhora de Guadalupe vivem o drama da queimada. No início da tarde do último sábado (16) um foco de incêndio tomou grandes proporções, todas as casas foram evacuadas. Corpo de Bombeiros, IBAMA, Brigada Municipal e Secretaria de Infraestrutura se mobilizaram no auxílio aos moradores da comunidade.
O incêndio aparentemente foi causado com o rompimento de um cabo de distribuição de energia elétrica. Com uma área de mata densa, os moradores iniciaram um acero a fins de evitar que as chamas chegassem até as residências. Uma grande mobilização, também registrada nas redes sociais, garantiu a segurança dos moradores, que deixaram suas residências, permanecendo apenas adultos no local promovendo o acero e resfriamento nos entornos a fins de evitar que o fogo chegasse nas residências.
No final da tarde de ontem (17) foi informado por moradores que ainda haviam pequenos focos, sob controle. Algumas famílias tiveram toda área de plantação e criação de animais devastada, restando apenas a residência. Muita fumaça na região do foco, que ainda é monitorada por moradores e voluntários.
Através das redes sociais famílias agradecem o apoio recebido. “Estamos todos muito cansados, pois a demanda foi gigante, mas graças a Deus foi vencida!!! Deixo aqui o meu sincero agradecimento a todos que colaboraram de qualquer forma, pois nessa situação toda e qualquer ajuda foi muito bem vinda. Bom saber que nós seres humanos ainda lutamos juntos e que somando nossas forças independente de nossas diferenças pessoais ou patente na sociedade fomos solidários e que juntos somos mais forte.”







