Pesquisar

Tecnoalta recebe pesquisa que fortalece o planejamento do turismo em Alta Floresta

Tecnoalta recebe pesquisa que fortalece o planejamento do turismo em Alta Floresta

Levantamento

Tecnoalta recebe pesquisa que fortalece o planejamento do turismo em Alta Floresta

Levantamento vai identificar o perfil dos visitantes e gerar dados estratégicos para orientar ações, eventos e investimentos no setor turístico do município

Durante a Tecnoalta, visitantes participarão de uma pesquisa de demanda turística que ajudará Alta Floresta a conhecer melhor o perfil de quem visita o município e o impacto dos eventos na economia local. O levantamento reúne informações como origem dos visitantes, tempo de permanência, meios de hospedagem utilizados, motivação da viagem e outros indicadores estratégicos para o planejamento do turismo.

A iniciativa foi criada pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), por meio de sua Comissão de Eventos, que buscou junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), por meio da Secretaria Adjunta de Turismo, a metodologia utilizada pelo Estado em grandes eventos de Mato Grosso. A ação conta com a parceria do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a colaboração da Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico (SEMIDE) de Alta Floresta e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL/MT).

A Tecnoalta é o terceiro evento a receber a pesquisa em Alta Floresta. As duas primeiras aplicações aconteceram durante a Expoalta e a Caminhada na Natureza, iniciando a construção de uma base de dados que permitirá compreender melhor o comportamento dos visitantes e orientar decisões para o desenvolvimento do turismo no município.

A implantação da metodologia em Alta Floresta acontece por meio do conselheiro do COMTUR e professor do IFMT, Thiago Henrique, com o apoio institucional do Instituto Federal de Mato Grosso. Durante a Tecnoalta, técnicos da SEDEC capacitam professores e alunos do IFMT para a aplicação da pesquisa, fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão e deixando um legado permanente para a instituição, que poderá formar novas equipes e dar continuidade aos levantamentos nos próximos anos.

Para o professor do IFMT e conselheiro do COMTUR, Thiago Henrique, a produção de dados é essencial para o fortalecimento da atividade turística.

“É preciso aceitar que a atividade turística demanda uma gestão baseada em evidências. Não há mais espaço para achismos. Isso implica uma série de mudanças nos processos decisórios das instituições públicas e privadas que, de alguma forma, são impactadas pelo turismo.”

Para o presidente do COMTUR, Fernão Prado, a iniciativa representa um avanço importante para o turismo de Alta Floresta.

“O turismo precisa ser planejado com base em informações confiáveis. Essa parceria entre COMTUR, SEDEC, IFMT, SEMIDE e SECEL permite que Alta Floresta passe a produzir seus próprios dados, fortalecendo o planejamento, a gestão dos eventos e o desenvolvimento do turismo de forma cada vez mais estratégica. Mais do que realizar uma pesquisa, estamos construindo uma capacidade permanente para que o município tome decisões baseadas em evidências.”

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários