A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (30) as operações Kuri II e Aurum Sordidos, com o objetivo de dar continuidade ao combate ao garimpo ilegal nos leitos dos rios São Benedito e Teles Pires, na região norte de Mato Grosso.
As investigações são um desdobramento da Operação Kuri, deflagrada em abril deste ano, que resultou na destruição de 17 balsas usadas na atividade clandestina e na apreensão de cerca de 2 mil litros de combustível. A ação causou um prejuízo estimado em R$ 15 milhões aos responsáveis e revelou graves danos ambientais, especialmente nas Terras Indígenas Kayabi e Munduruku.
Com base nas informações levantadas, a PF identificou uma estrutura criminosa organizada, formada por financiadores e comerciantes de ouro que atuavam na região.
Nesta nova fase, agentes federais cumprem 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Sinop, em Alta Floresta, Itaituba (PA), Matupá, Novo Progresso (PA), Peixoto de Azevedo, Sinop e Tangará da Serra. Além disso, estão sendo executadas medidas de sequestro de bens vinculados aos investigados.
As operações reforçam o compromisso da Polícia Federal com a proteção ambiental, a defesa dos povos indígenas e o enfrentamento à mineração ilegal na Amazônia.
 
				 
											





