Pesquisar

Incluído no Plano Safra, setor de base florestal trabalha para ativar linhas de crédito

Incluído no Plano Safra, setor de base florestal trabalha para ativar linhas de crédito

Manejo Florestal

Incluído no Plano Safra, setor de base florestal trabalha para ativar linhas de crédito

O setor trabalha na elaboração de projeto-piloto que vai nortear os pedidos de financiamento formulados pelos produtores.

Foto: Francisco Alves/Cipem

Após a inclusão do setor de manejo florestal nas linhas de crédito disponibilizadas pelo Plano Safra, o setor tem trabalhado na elaboração de um projeto-piloto que vai nortear os pedidos de financiamento formulados pelos produtores. O trabalho é conduzido pelo Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) e pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem).

Presidente do FNBF, Frank Rogieri explica que o eixo central da nova linha de crédito visa fomentar o manejo florestal sustentável, atividade que contribui com o meio ambiente, com crédito de longo prazo e juros acessíveis. “A gente quer, com isso, fazer com que cada vez mais o produtor rural busque investir no manejo, para que ele tenha preservação de floresta, gere renda e distribua renda na Amazônia brasileira de forma sustentável”.

Rogieri pontua que a criação desta linha de crédito, voltada ao manejo florestal, é algo inédito mesmo com o Banco do Brasil tendo uma grande contribuição ao crédito rural. “O Governo Federal tem apoiado essa nossa proposta e estamos trabalhando nisso junto aos profissionais do banco”.

*Um dos técnicos responsáveis pela elaboração do projeto-piloto*, o engenheiro florestal Rodrigo Zacchi ressalta que o trabalho tem sido o de realizar os ajustes que levam em conta as especificidades do manejo florestal, *como custo de exploração e de transporte.* “Assim como na agricultura, os projetos são individualizados e, nesta fase, contemplam o manejo e o transporte. A implantação do projeto não está sendo custeada. O trabalho parte de projetos aprovados junto aos órgãos de controle”.

As entidades seguem trabalhando em conjunto com o Banco do Brasil e com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para a implementação das linhas de crédito voltadas ao setor.

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br